Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Britto, Ester Castelar | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:05:09Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-26T16:05:09Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | BRITTO, Ester Castelar. As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito”. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História Social | pt_BR |
| dc.subject | Políticas educativas | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia escolar | pt_BR |
| dc.subject | Experiência | pt_BR |
| dc.title | As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito” | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
| dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
| dc.contributor.referee2 | Miranda, Hugo Mendes | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A monografia que aqui se apresenta surgiu a partir de indagações acerca da estrutura burocrática escolar e suas reais possibilidades para promover a autonomia escolar. Os questionamentos se fizeram através do contato direto com o ambiente escolar, enquanto educanda e enquanto educadora, de modo a refletir a experiência integral de um sujeito educador. Busca-se compreender na estrutura organizacional do sistema de ensino brasileiro o sentido em que se propõe a autonomia escolar pelas suas possibilidades. Considera-se como conceito de prática educativa uma perspectiva interdisciplinar e tridimensional (teórica, concreta e transcendente). Através dos processos que constituíram a legislação educacional brasileira, suas contradições e conflitos, busca-se compreender quais interesses permaneceram dominantes frente à institucionalização euniversalização da escola. Juntamente, perceber as contribuições das experiências travadas no ambiente escolar de modo a identificar no movimento cotidiano as multiplicidades que implicam na constituição do sujeito social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PoliticasEducativasBrasileiras.pdf | TCC | 472.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
