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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito”
Author: Britto, Ester Castelar
First Advisor: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
First member of the Committee: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Second member of the Committee: Miranda, Hugo Mendes
Summary: A monografia que aqui se apresenta surgiu a partir de indagações acerca da estrutura burocrática escolar e suas reais possibilidades para promover a autonomia escolar. Os questionamentos se fizeram através do contato direto com o ambiente escolar, enquanto educanda e enquanto educadora, de modo a refletir a experiência integral de um sujeito educador. Busca-se compreender na estrutura organizacional do sistema de ensino brasileiro o sentido em que se propõe a autonomia escolar pelas suas possibilidades. Considera-se como conceito de prática educativa uma perspectiva interdisciplinar e tridimensional (teórica, concreta e transcendente). Através dos processos que constituíram a legislação educacional brasileira, suas contradições e conflitos, busca-se compreender quais interesses permaneceram dominantes frente à institucionalização euniversalização da escola. Juntamente, perceber as contribuições das experiências travadas no ambiente escolar de modo a identificar no movimento cotidiano as multiplicidades que implicam na constituição do sujeito social.
Keywords: História Social
Políticas educativas
Autonomia escolar
Experiência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BRITTO, Ester Castelar. As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito”. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040
Date of defense: 2016
Appears in Collections:TCC - História

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