Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito” |
Author: | Britto, Ester Castelar |
First Advisor: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
First member of the Committee: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Second member of the Committee: | Miranda, Hugo Mendes |
Summary: | A monografia que aqui se apresenta surgiu a partir de indagações acerca da estrutura burocrática escolar e suas reais possibilidades para promover a autonomia escolar. Os questionamentos se fizeram através do contato direto com o ambiente escolar, enquanto educanda e enquanto educadora, de modo a refletir a experiência integral de um sujeito educador. Busca-se compreender na estrutura organizacional do sistema de ensino brasileiro o sentido em que se propõe a autonomia escolar pelas suas possibilidades. Considera-se como conceito de prática educativa uma perspectiva interdisciplinar e tridimensional (teórica, concreta e transcendente). Através dos processos que constituíram a legislação educacional brasileira, suas contradições e conflitos, busca-se compreender quais interesses permaneceram dominantes frente à institucionalização euniversalização da escola. Juntamente, perceber as contribuições das experiências travadas no ambiente escolar de modo a identificar no movimento cotidiano as multiplicidades que implicam na constituição do sujeito social. |
Keywords: | História Social Políticas educativas Autonomia escolar Experiência |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BRITTO, Ester Castelar. As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito”. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040 |
Date of defense: | 2016 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PoliticasEducativasBrasileiras.pdf | TCC | 472.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.