Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Espaço-escolar e sistema-mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina |
Autor(es): | Machuca Tellez, Gerardo |
Primeiro orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Iara Vieira |
Segundo membro da banca: | Araujo Sobrinho, Fernando |
Terceiro membro da banca: | Coelho Lastória, Andréa |
Quarto membro da banca: | Carvalho, Carlos Henrique |
Quinto membro da banca: | Vieira Silva, Maria |
Resumo: | O propósito principal da pesquisa é compreender o Espaço-Escolar produzido nos projetos da Unesco-ONU para América Latina. Essa instituição constitui-se em um sistema-interestatal-especializado que atua como veículo de componentes econômico-políticos e ideológico-culturais que caracterizam ao Sistema-Mundo-Moderno, o que produz/configura um Espaço-Escolar particular para América Latina. Foram analisados três projetos da Unesco-ONU: Prelac (1980-2000), EPT/Prelac (2002-2017) e EPT (1990-2015). A pesquisa considerou o conceito de Espaço-Escolar, abordando uma perspectiva geográfica crítica (SANTOS, 2000 e HARVEY, 1990). Além disso, utilizou-se uma abordagem histórico-espacial, do Sistema-Mundo-Moderno, apoiando-se na proposta de análise de Sistemas-Mundo de Wallerstein (1978). O Espaço-Escolar é entendido como o resultado das dinâmicas espaciotemporais em permanente produção e reprodução. Metodologicamente, a investigação utiliza da análise sociológica do discurso (RUIZ, 2009), com o intuito de concretizar a descrição-explicação documental. Além disso, utiliza-se de imagens como forma de perspectivar questões sobre o Espaço-Escolar latino americano. Verificou-se processos de convergência reticular e de refinamento técnico do sistema-interestatal da Unesco-ONU sobre o sistema técnico da educação, o que produz um Espaço-Escolar vinculado às dinâmicas do capitalismo histórico-espacial. Constatou-se uma tensão dos sistemas de objetos e ações, mostra dos vazios na transferência técnica no interior do sistema-mundial. Confirma-se que o sistema-interestatal se comporta como um veículo dos componentes ideológico-culturais e econômico-políticos. Além disso, a pesquisa evidenciou a existência de agudas tensões forma-conteúdo entre o Espaço-Escolar produzido pela Unesco-ONU e os Espaços-Escolares concretos no interior da região da América Latina. Esse fato sugere a existência de diversas dimensões na produção do Espaço-Escolar, assim como a necessidade de aprofundar os estudos sobre enfoques diferenciados, ampliados e interdisciplinares sobre a produção do Espaço-Escolar e sua abordagem na formação docente. |
Palavras-chave: | Espaço-Escolar Análise do Sistema-Mundo Unesco-ONU América Latina School Space System-World Analysis Unesco-UN Latin America |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MACHUCA, Gerardo. Espaço-Escolar e Sistema-Mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.26 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036 |
Data de defesa: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EspaçoEscolarSistema.pdf | 5.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.