Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Machuca Tellez, Gerardo | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-22T11:44:59Z | - |
dc.date.available | 2017-12-22T11:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.citation | MACHUCA, Gerardo. Espaço-Escolar e Sistema-Mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036 | - |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaço-Escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise do Sistema-Mundo | pt_BR |
dc.subject | Unesco-ONU | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | School Space | pt_BR |
dc.subject | System-World Analysis | pt_BR |
dc.subject | Unesco-UN | pt_BR |
dc.subject | Latin America | pt_BR |
dc.title | Espaço-escolar e sistema-mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Araujo Sobrinho, Fernando | - |
dc.contributor.referee3 | Coelho Lastória, Andréa | - |
dc.contributor.referee4 | Carvalho, Carlos Henrique | - |
dc.contributor.referee5 | Vieira Silva, Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8245956E3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito principal da pesquisa é compreender o Espaço-Escolar produzido nos projetos da Unesco-ONU para América Latina. Essa instituição constitui-se em um sistema-interestatal-especializado que atua como veículo de componentes econômico-políticos e ideológico-culturais que caracterizam ao Sistema-Mundo-Moderno, o que produz/configura um Espaço-Escolar particular para América Latina. Foram analisados três projetos da Unesco-ONU: Prelac (1980-2000), EPT/Prelac (2002-2017) e EPT (1990-2015). A pesquisa considerou o conceito de Espaço-Escolar, abordando uma perspectiva geográfica crítica (SANTOS, 2000 e HARVEY, 1990). Além disso, utilizou-se uma abordagem histórico-espacial, do Sistema-Mundo-Moderno, apoiando-se na proposta de análise de Sistemas-Mundo de Wallerstein (1978). O Espaço-Escolar é entendido como o resultado das dinâmicas espaciotemporais em permanente produção e reprodução. Metodologicamente, a investigação utiliza da análise sociológica do discurso (RUIZ, 2009), com o intuito de concretizar a descrição-explicação documental. Além disso, utiliza-se de imagens como forma de perspectivar questões sobre o Espaço-Escolar latino americano. Verificou-se processos de convergência reticular e de refinamento técnico do sistema-interestatal da Unesco-ONU sobre o sistema técnico da educação, o que produz um Espaço-Escolar vinculado às dinâmicas do capitalismo histórico-espacial. Constatou-se uma tensão dos sistemas de objetos e ações, mostra dos vazios na transferência técnica no interior do sistema-mundial. Confirma-se que o sistema-interestatal se comporta como um veículo dos componentes ideológico-culturais e econômico-políticos. Além disso, a pesquisa evidenciou a existência de agudas tensões forma-conteúdo entre o Espaço-Escolar produzido pela Unesco-ONU e os Espaços-Escolares concretos no interior da região da América Latina. Esse fato sugere a existência de diversas dimensões na produção do Espaço-Escolar, assim como a necessidade de aprofundar os estudos sobre enfoques diferenciados, ampliados e interdisciplinares sobre a produção do Espaço-Escolar e sua abordagem na formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 265 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.26 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EspaçoEscolarSistema.pdf | 5.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.