Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachuca Tellez, Gerardo-
dc.date.accessioned2017-12-22T11:44:59Z-
dc.date.available2017-12-22T11:44:59Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationMACHUCA, Gerardo. Espaço-Escolar e Sistema-Mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço-Escolarpt_BR
dc.subjectAnálise do Sistema-Mundopt_BR
dc.subjectUnesco-ONUpt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectSchool Spacept_BR
dc.subjectSystem-World Analysispt_BR
dc.subjectUnesco-UNpt_BR
dc.subjectLatin Americapt_BR
dc.titleEspaço-escolar e sistema-mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latinapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee2Araujo Sobrinho, Fernando-
dc.contributor.referee3Coelho Lastória, Andréa-
dc.contributor.referee4Carvalho, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee5Vieira Silva, Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8245956E3pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO propósito principal da pesquisa é compreender o Espaço-Escolar produzido nos projetos da Unesco-ONU para América Latina. Essa instituição constitui-se em um sistema-interestatal-especializado que atua como veículo de componentes econômico-políticos e ideológico-culturais que caracterizam ao Sistema-Mundo-Moderno, o que produz/configura um Espaço-Escolar particular para América Latina. Foram analisados três projetos da Unesco-ONU: Prelac (1980-2000), EPT/Prelac (2002-2017) e EPT (1990-2015). A pesquisa considerou o conceito de Espaço-Escolar, abordando uma perspectiva geográfica crítica (SANTOS, 2000 e HARVEY, 1990). Além disso, utilizou-se uma abordagem histórico-espacial, do Sistema-Mundo-Moderno, apoiando-se na proposta de análise de Sistemas-Mundo de Wallerstein (1978). O Espaço-Escolar é entendido como o resultado das dinâmicas espaciotemporais em permanente produção e reprodução. Metodologicamente, a investigação utiliza da análise sociológica do discurso (RUIZ, 2009), com o intuito de concretizar a descrição-explicação documental. Além disso, utiliza-se de imagens como forma de perspectivar questões sobre o Espaço-Escolar latino americano. Verificou-se processos de convergência reticular e de refinamento técnico do sistema-interestatal da Unesco-ONU sobre o sistema técnico da educação, o que produz um Espaço-Escolar vinculado às dinâmicas do capitalismo histórico-espacial. Constatou-se uma tensão dos sistemas de objetos e ações, mostra dos vazios na transferência técnica no interior do sistema-mundial. Confirma-se que o sistema-interestatal se comporta como um veículo dos componentes ideológico-culturais e econômico-políticos. Além disso, a pesquisa evidenciou a existência de agudas tensões forma-conteúdo entre o Espaço-Escolar produzido pela Unesco-ONU e os Espaços-Escolares concretos no interior da região da América Latina. Esse fato sugere a existência de diversas dimensões na produção do Espaço-Escolar, assim como a necessidade de aprofundar os estudos sobre enfoques diferenciados, ampliados e interdisciplinares sobre a produção do Espaço-Escolar e sua abordagem na formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration265pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.26pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspaçoEscolarSistema.pdf5.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.