Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Espaço-escolar e sistema-mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina
Autor: Machuca Tellez, Gerardo
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Guimarães, Iara Vieira
Segundo miembro de la banca: Araujo Sobrinho, Fernando
Tercer miembro de la banca: Coelho Lastória, Andréa
Cuarto miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique
Quinto miembro de la banca: Vieira Silva, Maria
Resumen: O propósito principal da pesquisa é compreender o Espaço-Escolar produzido nos projetos da Unesco-ONU para América Latina. Essa instituição constitui-se em um sistema-interestatal-especializado que atua como veículo de componentes econômico-políticos e ideológico-culturais que caracterizam ao Sistema-Mundo-Moderno, o que produz/configura um Espaço-Escolar particular para América Latina. Foram analisados três projetos da Unesco-ONU: Prelac (1980-2000), EPT/Prelac (2002-2017) e EPT (1990-2015). A pesquisa considerou o conceito de Espaço-Escolar, abordando uma perspectiva geográfica crítica (SANTOS, 2000 e HARVEY, 1990). Além disso, utilizou-se uma abordagem histórico-espacial, do Sistema-Mundo-Moderno, apoiando-se na proposta de análise de Sistemas-Mundo de Wallerstein (1978). O Espaço-Escolar é entendido como o resultado das dinâmicas espaciotemporais em permanente produção e reprodução. Metodologicamente, a investigação utiliza da análise sociológica do discurso (RUIZ, 2009), com o intuito de concretizar a descrição-explicação documental. Além disso, utiliza-se de imagens como forma de perspectivar questões sobre o Espaço-Escolar latino americano. Verificou-se processos de convergência reticular e de refinamento técnico do sistema-interestatal da Unesco-ONU sobre o sistema técnico da educação, o que produz um Espaço-Escolar vinculado às dinâmicas do capitalismo histórico-espacial. Constatou-se uma tensão dos sistemas de objetos e ações, mostra dos vazios na transferência técnica no interior do sistema-mundial. Confirma-se que o sistema-interestatal se comporta como um veículo dos componentes ideológico-culturais e econômico-políticos. Além disso, a pesquisa evidenciou a existência de agudas tensões forma-conteúdo entre o Espaço-Escolar produzido pela Unesco-ONU e os Espaços-Escolares concretos no interior da região da América Latina. Esse fato sugere a existência de diversas dimensões na produção do Espaço-Escolar, assim como a necessidade de aprofundar os estudos sobre enfoques diferenciados, ampliados e interdisciplinares sobre a produção do Espaço-Escolar e sua abordagem na formação docente.
Palabras clave: Espaço-Escolar
Análise do Sistema-Mundo
Unesco-ONU
América Latina
School Space
System-World Analysis
Unesco-UN
Latin America
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MACHUCA, Gerardo. Espaço-Escolar e Sistema-Mundial: análise das recomendações da Unesco-ONU para a América Latina. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.26
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20036
Fecha de defensa: 8-dic-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EspaçoEscolarSistema.pdf5.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.