Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de História
Autor(es): Santos, Anátalia Odete dos
Primeiro orientador: Ramos, Alcides Freire
Primeiro membro da banca: Oliveira, Sírley Cristina
Segundo membro da banca: Ribeiro, Juscelino Batista
Resumo: A proposta do presente trabalho é mostrar como é importante o papel do historiador na construção do presente à luz do passado e que em suas mãos está a responsabilidade de analisar os fatos na íntegra. Caso isso não seja possível, ao menos apontar os recursos para que o aluno de História do ensino médio e fundamental possa encontrar outros caminhos que o levem a desvendar desfechos de outras perspectivas. É uma tentativa de mostrar que é possível, através do conteúdo existente (livro didático), estabelecer contatos com outras áreas do conhecimento usando, neste exemplo, o Teatro; para manter um diálogo pertinente entre o aluno e o professor dentro de dois tempos distintos – passado e presente. Na realização da pesquisa a autora analisou fontes como livros didáticos, peças de teatro e a legislação vigente. O texto se divide em três capítulos: o primeiro apresenta críticas sobre algumas obras que são usadas em sala de aula previamente escolhidas pelos profissionais da área. O segundo capítulo indica historiadores que se dedicaram ao estudo do tema e contribuíram para o clareamento dos fatos sobre o maior e mais duradouro movimento de resistência negra do século XVII: Quilombo dos Palmares. O último capítulo aponta uma proposta que estabelece ligação entre passado e presente, utilizando o material didático através de pesquisa historiográfica e arte, dialogando com uma peça de teatro que trata do movimento negro de Palmares, seu significado, e ainda possibilita uma aproximação do aluno com o tema histórico.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Ensino de História
Livros didáticos
Teatro
Zumbi dos Palmares
Arena
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Anátalia Odete dos. Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de Historia. 2002. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020
Data de defesa: 2002
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArenaZumbiProposta.pdfTCC8.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.