Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de História |
| Autor(es): | Santos, Anátalia Odete dos |
| Primeiro orientador: | Ramos, Alcides Freire |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Sírley Cristina |
| Segundo membro da banca: | Ribeiro, Juscelino Batista |
| Resumo: | A proposta do presente trabalho é mostrar como é importante o papel do historiador na construção do presente à luz do passado e que em suas mãos está a responsabilidade de analisar os fatos na íntegra. Caso isso não seja possível, ao menos apontar os recursos para que o aluno de História do ensino médio e fundamental possa encontrar outros caminhos que o levem a desvendar desfechos de outras perspectivas. É uma tentativa de mostrar que é possível, através do conteúdo existente (livro didático), estabelecer contatos com outras áreas do conhecimento usando, neste exemplo, o Teatro; para manter um diálogo pertinente entre o aluno e o professor dentro de dois tempos distintos – passado e presente. Na realização da pesquisa a autora analisou fontes como livros didáticos, peças de teatro e a legislação vigente. O texto se divide em três capítulos: o primeiro apresenta críticas sobre algumas obras que são usadas em sala de aula previamente escolhidas pelos profissionais da área. O segundo capítulo indica historiadores que se dedicaram ao estudo do tema e contribuíram para o clareamento dos fatos sobre o maior e mais duradouro movimento de resistência negra do século XVII: Quilombo dos Palmares. O último capítulo aponta uma proposta que estabelece ligação entre passado e presente, utilizando o material didático através de pesquisa historiográfica e arte, dialogando com uma peça de teatro que trata do movimento negro de Palmares, seu significado, e ainda possibilita uma aproximação do aluno com o tema histórico. |
| Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
| Palavras-chave: | Ensino de História Livros didáticos Teatro Zumbi dos Palmares Arena |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Anátalia Odete dos. Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de Historia. 2002. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020 |
| Data de defesa: | 2002 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ArenaZumbiProposta.pdf | TCC | 8.34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
