Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Anátalia Odete dos-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:07:49Z-
dc.date.available2017-12-18T13:07:49Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSANTOS, Anátalia Odete dos. Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de Historia. 2002. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectZumbi dos Palmarespt_BR
dc.subjectArenapt_BR
dc.titleArena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Oliveira, Sírley Cristina-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Juscelino Batista-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA proposta do presente trabalho é mostrar como é importante o papel do historiador na construção do presente à luz do passado e que em suas mãos está a responsabilidade de analisar os fatos na íntegra. Caso isso não seja possível, ao menos apontar os recursos para que o aluno de História do ensino médio e fundamental possa encontrar outros caminhos que o levem a desvendar desfechos de outras perspectivas. É uma tentativa de mostrar que é possível, através do conteúdo existente (livro didático), estabelecer contatos com outras áreas do conhecimento usando, neste exemplo, o Teatro; para manter um diálogo pertinente entre o aluno e o professor dentro de dois tempos distintos – passado e presente. Na realização da pesquisa a autora analisou fontes como livros didáticos, peças de teatro e a legislação vigente. O texto se divide em três capítulos: o primeiro apresenta críticas sobre algumas obras que são usadas em sala de aula previamente escolhidas pelos profissionais da área. O segundo capítulo indica historiadores que se dedicaram ao estudo do tema e contribuíram para o clareamento dos fatos sobre o maior e mais duradouro movimento de resistência negra do século XVII: Quilombo dos Palmares. O último capítulo aponta uma proposta que estabelece ligação entre passado e presente, utilizando o material didático através de pesquisa historiográfica e arte, dialogando com uma peça de teatro que trata do movimento negro de Palmares, seu significado, e ainda possibilita uma aproximação do aluno com o tema histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArenaZumbiProposta.pdfTCC8.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.