Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Anátalia Odete dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:07:49Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Anátalia Odete dos. Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de Historia. 2002. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20020 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Zumbi dos Palmares | pt_BR |
dc.subject | Arena | pt_BR |
dc.title | Arena conta Zumbi: uma proposta para o ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Sírley Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Juscelino Batista | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta do presente trabalho é mostrar como é importante o papel do historiador na construção do presente à luz do passado e que em suas mãos está a responsabilidade de analisar os fatos na íntegra. Caso isso não seja possível, ao menos apontar os recursos para que o aluno de História do ensino médio e fundamental possa encontrar outros caminhos que o levem a desvendar desfechos de outras perspectivas. É uma tentativa de mostrar que é possível, através do conteúdo existente (livro didático), estabelecer contatos com outras áreas do conhecimento usando, neste exemplo, o Teatro; para manter um diálogo pertinente entre o aluno e o professor dentro de dois tempos distintos – passado e presente. Na realização da pesquisa a autora analisou fontes como livros didáticos, peças de teatro e a legislação vigente. O texto se divide em três capítulos: o primeiro apresenta críticas sobre algumas obras que são usadas em sala de aula previamente escolhidas pelos profissionais da área. O segundo capítulo indica historiadores que se dedicaram ao estudo do tema e contribuíram para o clareamento dos fatos sobre o maior e mais duradouro movimento de resistência negra do século XVII: Quilombo dos Palmares. O último capítulo aponta uma proposta que estabelece ligação entre passado e presente, utilizando o material didático através de pesquisa historiográfica e arte, dialogando com uma peça de teatro que trata do movimento negro de Palmares, seu significado, e ainda possibilita uma aproximação do aluno com o tema histórico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ArenaZumbiProposta.pdf | TCC | 8.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.