Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo
Autor(es): Nunes, Adriane Rodrigues
Primeiro orientador: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Resumo: O projeto de interiores, objeto desta pesquisa, é um espaço voltado especificamente para crianças com o Transtorno do Espectro Autista que oferece tratamento profissional multidisciplinar. A principal ideia deste espaço é que as crianças tenham um apoio complementar, além das escolas e creches que oferecem a inclusão, pois a convivência com outras crianças que não possuem o transtorno é igualmente importante. O autismo é mais comum em meninos e se manifesta nos três primeiros anos de vida. Os sintomas são: déficits na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, resistência à mudanças, dentre outros. Há ainda as comorbidades, que são problemas de saúde que podem acompanhar o autismo, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), problemas motores, distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, Epilepsia, Deficiência intelectual, em que acometem 70% dos casos. De acordo com estudos realizados, espaço devidamente projetados para essas crianças influenciam positivamente no tratamento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. O projeto de interiores desenvolvido busca contemplar uma equipe multidisciplinar de profissionais: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, médico pediatra, dentre outros. A metodologia adotada para a pesquisa está fundamentada na revisão de literatura, para a parte teórica; o projeto de interiores foi desenvolvido com base nas análises de dados do livro Interior Design for Autism, cuja autora além de ser designer de interiores tem um filho com o transtorno, bem como em análises de casos de clínicas e/ou ambientes de tratamento voltados ao público alvo, além dos estudos específicos de caráter projetual tais como programa de necessidades, áreas mínimas, especificações técnicas de materiais/acabamentos e mobiliário. Os resultados obtidos buscam destacar a importância de se projetar espaços interiores, com qualidade e baseados nas necessidades dos usuários, com suas especificidades. Palavras-chave: design de interiores, centro de tratamento para autistas, inclusão.
Palavras-chave: Design de interiores
Centro de tratamento para autistas
Inclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, Adriane Rodrigues. A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865
Data de defesa: 26-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportanciaDesignInteriores.pdfTCC3.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ImportanciaDesignInterioresProjeto.pdfPROJETO26.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.