Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Adriane Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-03T11:28:19Z | - |
dc.date.available | 2017-11-03T11:28:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Adriane Rodrigues. A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design de interiores | pt_BR |
dc.subject | Centro de tratamento para autistas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O projeto de interiores, objeto desta pesquisa, é um espaço voltado especificamente para crianças com o Transtorno do Espectro Autista que oferece tratamento profissional multidisciplinar. A principal ideia deste espaço é que as crianças tenham um apoio complementar, além das escolas e creches que oferecem a inclusão, pois a convivência com outras crianças que não possuem o transtorno é igualmente importante. O autismo é mais comum em meninos e se manifesta nos três primeiros anos de vida. Os sintomas são: déficits na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, resistência à mudanças, dentre outros. Há ainda as comorbidades, que são problemas de saúde que podem acompanhar o autismo, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), problemas motores, distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, Epilepsia, Deficiência intelectual, em que acometem 70% dos casos. De acordo com estudos realizados, espaço devidamente projetados para essas crianças influenciam positivamente no tratamento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. O projeto de interiores desenvolvido busca contemplar uma equipe multidisciplinar de profissionais: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, médico pediatra, dentre outros. A metodologia adotada para a pesquisa está fundamentada na revisão de literatura, para a parte teórica; o projeto de interiores foi desenvolvido com base nas análises de dados do livro Interior Design for Autism, cuja autora além de ser designer de interiores tem um filho com o transtorno, bem como em análises de casos de clínicas e/ou ambientes de tratamento voltados ao público alvo, além dos estudos específicos de caráter projetual tais como programa de necessidades, áreas mínimas, especificações técnicas de materiais/acabamentos e mobiliário. Os resultados obtidos buscam destacar a importância de se projetar espaços interiores, com qualidade e baseados nas necessidades dos usuários, com suas especificidades. Palavras-chave: design de interiores, centro de tratamento para autistas, inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Design | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImportanciaDesignInteriores.pdf | TCC | 3.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
ImportanciaDesignInterioresProjeto.pdf | PROJETO | 26.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.