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dc.creatorNunes, Adriane Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-11-03T11:28:19Z-
dc.date.available2017-11-03T11:28:19Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.citationNUNES, Adriane Rodrigues. A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de interiorespt_BR
dc.subjectCentro de tratamento para autistaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO projeto de interiores, objeto desta pesquisa, é um espaço voltado especificamente para crianças com o Transtorno do Espectro Autista que oferece tratamento profissional multidisciplinar. A principal ideia deste espaço é que as crianças tenham um apoio complementar, além das escolas e creches que oferecem a inclusão, pois a convivência com outras crianças que não possuem o transtorno é igualmente importante. O autismo é mais comum em meninos e se manifesta nos três primeiros anos de vida. Os sintomas são: déficits na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, resistência à mudanças, dentre outros. Há ainda as comorbidades, que são problemas de saúde que podem acompanhar o autismo, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), problemas motores, distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, Epilepsia, Deficiência intelectual, em que acometem 70% dos casos. De acordo com estudos realizados, espaço devidamente projetados para essas crianças influenciam positivamente no tratamento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. O projeto de interiores desenvolvido busca contemplar uma equipe multidisciplinar de profissionais: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, médico pediatra, dentre outros. A metodologia adotada para a pesquisa está fundamentada na revisão de literatura, para a parte teórica; o projeto de interiores foi desenvolvido com base nas análises de dados do livro Interior Design for Autism, cuja autora além de ser designer de interiores tem um filho com o transtorno, bem como em análises de casos de clínicas e/ou ambientes de tratamento voltados ao público alvo, além dos estudos específicos de caráter projetual tais como programa de necessidades, áreas mínimas, especificações técnicas de materiais/acabamentos e mobiliário. Os resultados obtidos buscam destacar a importância de se projetar espaços interiores, com qualidade e baseados nas necessidades dos usuários, com suas especificidades. Palavras-chave: design de interiores, centro de tratamento para autistas, inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
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