Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo
metadata.dc.creator: Nunes, Adriane Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
metadata.dc.description.resumo: O projeto de interiores, objeto desta pesquisa, é um espaço voltado especificamente para crianças com o Transtorno do Espectro Autista que oferece tratamento profissional multidisciplinar. A principal ideia deste espaço é que as crianças tenham um apoio complementar, além das escolas e creches que oferecem a inclusão, pois a convivência com outras crianças que não possuem o transtorno é igualmente importante. O autismo é mais comum em meninos e se manifesta nos três primeiros anos de vida. Os sintomas são: déficits na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, resistência à mudanças, dentre outros. Há ainda as comorbidades, que são problemas de saúde que podem acompanhar o autismo, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), problemas motores, distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, Epilepsia, Deficiência intelectual, em que acometem 70% dos casos. De acordo com estudos realizados, espaço devidamente projetados para essas crianças influenciam positivamente no tratamento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. O projeto de interiores desenvolvido busca contemplar uma equipe multidisciplinar de profissionais: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, médico pediatra, dentre outros. A metodologia adotada para a pesquisa está fundamentada na revisão de literatura, para a parte teórica; o projeto de interiores foi desenvolvido com base nas análises de dados do livro Interior Design for Autism, cuja autora além de ser designer de interiores tem um filho com o transtorno, bem como em análises de casos de clínicas e/ou ambientes de tratamento voltados ao público alvo, além dos estudos específicos de caráter projetual tais como programa de necessidades, áreas mínimas, especificações técnicas de materiais/acabamentos e mobiliário. Os resultados obtidos buscam destacar a importância de se projetar espaços interiores, com qualidade e baseados nas necessidades dos usuários, com suas especificidades. Palavras-chave: design de interiores, centro de tratamento para autistas, inclusão.
Keywords: Design de interiores
Centro de tratamento para autistas
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: NUNES, Adriane Rodrigues. A importância do design de interiores para a inclusão social: proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19865
Issue Date: 26-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportanciaDesignInteriores.pdfTCC3.5 MBAdobe PDFView/Open
ImportanciaDesignInterioresProjeto.pdfPROJETO26.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.