Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
Autor(es): Silva, Lair Miguel da
Primeiro orientador: Chelotti, Marcelo Cervo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Adriano Rodrigues de
Segundo membro da banca: Costa, Antônio Cláudio Moreira
Resumo: A presente pesquisa tem como intuito discutir uma recente política pública, o Programa Nacional do Livro Didático PNLD Campo. Assim nosso objetivo consistiu em compreender os significados ideológicos do rural brasileiro nas fotografias de livros didáticos do referido programa. Buscamos também de forma específica refletir sobre a educação brasileira e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental; contextualizar o rural brasileiro no século XXI por meio da abordagem dos conceitos, (campo e rural, território e questão agrária) e identificar por meio da análise de fotografias de livros didáticos do PNLD Campo 2016 os significados ideológicos do rural brasileiro presentes nas mesmas. Metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica e a iconografia e iconologia que são respectivamente metodologias de descrição e interpretação de imagens. Pudemos observar que o rural representado nas fotografias representa os sujeitos sociais do campo, deixando transparecer contradições e desigualdades existentes no meio rural, porém partes da realidade tais como problemas econômicos relacionados à terra e conflitos sociais são ocultados pela classe dominante do campo, que é representada pelo Estado.
Abstract: This research aims to discuss about a recent public policy, the National Program of Textbook [Programa Nacional do Livro Didático] - PNLD Field. Thus our objective consisted in understand the ideological meanings of the Brazilian rural area in the textbooks photographs of the aforementioned program. We also intend, in a specific way, the deep thinking about Brazilian education and Geography teaching in the early years of the elementary school; the contextualization of Brazilian rural area in the XXI century according to the concept approaching (countryside and rural area, territory and agrarian issues); and the identification, according to the photography analysis of textbooks of PNLD Field 2016, of the ideological meanings of Brazilian rural area present in them. Methodologically, we resorted to the bibliographical research, iconography and iconology. The iconography is a descriptive methodology and the iconology is an image interpretation methodology. We could observe that the rural area represented in the photographs characterizes the rural social individuals, revealing contradictions and inequalities in the rural area, however, parts of the reality are concealed by the rural dominant class, such as economic problems related to the land and social conflicts, which are represented by the State.
Palavras-chave: Geografia
Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação rural
Livros didáticos - Ideologia
Countryside education
Textbook
Elementary school
Geography Teaching
Brazilian Rural Area
Educação do campo
Livro didático
Ensino fundamental
Ensino de Geografia
Rural brasileiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: SILVA, Lair Miguel da. Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
Data de defesa: 28-Abr-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SignificadosIdeologicosRural.pdfDissertação8.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.