Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lair Miguel da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T13:17:39Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14T13:17:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lair Miguel da. Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446 | - |
dc.description.abstract | This research aims to discuss about a recent public policy, the National Program of Textbook [Programa Nacional do Livro Didático] - PNLD Field. Thus our objective consisted in understand the ideological meanings of the Brazilian rural area in the textbooks photographs of the aforementioned program. We also intend, in a specific way, the deep thinking about Brazilian education and Geography teaching in the early years of the elementary school; the contextualization of Brazilian rural area in the XXI century according to the concept approaching (countryside and rural area, territory and agrarian issues); and the identification, according to the photography analysis of textbooks of PNLD Field 2016, of the ideological meanings of Brazilian rural area present in them. Methodologically, we resorted to the bibliographical research, iconography and iconology. The iconography is a descriptive methodology and the iconology is an image interpretation methodology. We could observe that the rural area represented in the photographs characterizes the rural social individuals, revealing contradictions and inequalities in the rural area, however, parts of the reality are concealed by the rural dominant class, such as economic problems related to the land and social conflicts, which are represented by the State. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Geography Teaching | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Rural Area | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Rural brasileiro | pt_BR |
dc.title | Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chelotti, Marcelo Cervo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777011Z0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Adriano Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777901A2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Antônio Cláudio Moreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794073Y0 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412826Z9 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como intuito discutir uma recente política pública, o Programa Nacional do Livro Didático PNLD Campo. Assim nosso objetivo consistiu em compreender os significados ideológicos do rural brasileiro nas fotografias de livros didáticos do referido programa. Buscamos também de forma específica refletir sobre a educação brasileira e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental; contextualizar o rural brasileiro no século XXI por meio da abordagem dos conceitos, (campo e rural, território e questão agrária) e identificar por meio da análise de fotografias de livros didáticos do PNLD Campo 2016 os significados ideológicos do rural brasileiro presentes nas mesmas. Metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica e a iconografia e iconologia que são respectivamente metodologias de descrição e interpretação de imagens. Pudemos observar que o rural representado nas fotografias representa os sujeitos sociais do campo, deixando transparecer contradições e desigualdades existentes no meio rural, porém partes da realidade tais como problemas econômicos relacionados à terra e conflitos sociais são ocultados pela classe dominante do campo, que é representada pelo Estado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 163 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81763448 | - |
dc.crossref.doibatchid | d27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SignificadosIdeologicosRural.pdf | Dissertação | 8.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.