Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Diálogos entre História, literatura e cena teatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amoroso
metadata.dc.creator: Solano, Alexandre Francisco
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcides Freire Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Caldas, Pedro Spinola Pereira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal, estudar a obra Fragmentos de Um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, bem como sua adaptação teatral, realizada por Teresa de Almeida, no Brasil da década de 1980. Fragmentos de um Discurso Amoroso, encenado pela Companhia Estável de Repertório, no ano de 1988, marca um novo momento do teatro brasileiro: novos temas, uma estética inovadora e uma nova preocupação em relação ao público. Para tal fez-se necessário uma apreciação da vida e obra do crítico francês, Roland Barthes. Demonstrar como sua teoria e sua visão de Literatura situam-se em relação à sua obra, foi essencial para entendermos a construção semântica e literária dessa. Além disso, observar o conjunto da obra de Roland Barthes permitiu-nos perceber que sua escrita é "mutante" e não fornece-nos um molde para classificá-lo como marxista ou semiólogo, à exemplo. Através de uma análise textual, que demonstra as diferenças e as semelhanças entre o texto dramático de Teresa de Almeida e o original de Roland Barthes, ressaltei alguns aspectos sociais e culturais do Brasil e da arte teatral após a redemocratização brasileira. Através, então, de uma fonte privilegiada, o texto teatral, recortei determinado período histórico e busquei problematizá-lo não só culturalmente, mas também social e politicamente. Por fim, ao analisar a encenação trouxemos à baila a importância da Companhia Estável de Repertório, criada pelo ator e produtor Antonio Fagundes, que soube renovar o espaço teatral brasileiro e atrair uma grande parcela da população, de São Paulo e de outras regiões, para os teatros. Além disso, por meio de críticas de jornais, variados, visei ressaltar a seriedade e a ousadia da encenação Fragmentos de um Discurso Amoroso, naquela época.
Keywords: Literatura
Teatro
Cultura
História
Amor
Roland Barthes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SOLANO, Alexandre Francisco. Diálogos entre História, literatura e cena ceatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amoroso. 2007. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História, Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialogosHistoriaLiteratura.pdfTCC15.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.