Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSolano, Alexandre Francisco-
dc.date.accessioned2017-08-07T20:50:46Z-
dc.date.available2017-08-07T20:50:46Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSOLANO, Alexandre Francisco. Diálogos entre História, Literatura e cena teatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amoroso. 2007. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectRoland Barthespt_BR
dc.titleDiálogos entre História, Literatura e cena teatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amorosopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Caldas, Pedro Spinola Pereira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal, estudar a obra Fragmentos de Um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, bem como sua adaptação teatral, realizada por Teresa de Almeida, no Brasil da década de 1980. Fragmentos de um Discurso Amoroso, encenado pela Companhia Estável de Repertório, no ano de 1988, marca um novo momento do teatro brasileiro: novos temas, uma estética inovadora e uma nova preocupação em relação ao público. Para tal fez-se necessário uma apreciação da vida e obra do crítico francês, Roland Barthes. Demonstrar como sua teoria e sua visão de Literatura situam-se em relação à sua obra, foi essencial para entendermos a construção semântica e literária dessa. Além disso, observar o conjunto da obra de Roland Barthes permitiu-nos perceber que sua escrita é "mutante" e não fornece-nos um molde para classificá-lo como marxista ou semiólogo, à exemplo. Através de uma análise textual, que demonstra as diferenças e as semelhanças entre o texto dramático de Teresa de Almeida e o original de Roland Barthes, ressaltei alguns aspectos sociais e culturais do Brasil e da arte teatral após a redemocratização brasileira. Através, então, de uma fonte privilegiada, o texto teatral, recortei determinado período histórico e busquei problematizá-lo não só culturalmente, mas também social e politicamente. Por fim, ao analisar a encenação trouxemos à baila a importância da Companhia Estável de Repertório, criada pelo ator e produtor Antonio Fagundes, que soube renovar o espaço teatral brasileiro e atrair uma grande parcela da população, de São Paulo e de outras regiões, para os teatros. Além disso, por meio de críticas de jornais, variados, visei ressaltar a seriedade e a ousadia da encenação Fragmentos de um Discurso Amoroso, naquela época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialogosHistoriaLiteratura.pdfTCC15.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.