Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Diálogos entre História, Literatura e cena teatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amoroso |
Autor(es): | Solano, Alexandre Francisco |
Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
Segundo membro da banca: | Caldas, Pedro Spinola Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal, estudar a obra Fragmentos de Um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, bem como sua adaptação teatral, realizada por Teresa de Almeida, no Brasil da década de 1980. Fragmentos de um Discurso Amoroso, encenado pela Companhia Estável de Repertório, no ano de 1988, marca um novo momento do teatro brasileiro: novos temas, uma estética inovadora e uma nova preocupação em relação ao público. Para tal fez-se necessário uma apreciação da vida e obra do crítico francês, Roland Barthes. Demonstrar como sua teoria e sua visão de Literatura situam-se em relação à sua obra, foi essencial para entendermos a construção semântica e literária dessa. Além disso, observar o conjunto da obra de Roland Barthes permitiu-nos perceber que sua escrita é "mutante" e não fornece-nos um molde para classificá-lo como marxista ou semiólogo, à exemplo. Através de uma análise textual, que demonstra as diferenças e as semelhanças entre o texto dramático de Teresa de Almeida e o original de Roland Barthes, ressaltei alguns aspectos sociais e culturais do Brasil e da arte teatral após a redemocratização brasileira. Através, então, de uma fonte privilegiada, o texto teatral, recortei determinado período histórico e busquei problematizá-lo não só culturalmente, mas também social e politicamente. Por fim, ao analisar a encenação trouxemos à baila a importância da Companhia Estável de Repertório, criada pelo ator e produtor Antonio Fagundes, que soube renovar o espaço teatral brasileiro e atrair uma grande parcela da população, de São Paulo e de outras regiões, para os teatros. Além disso, por meio de críticas de jornais, variados, visei ressaltar a seriedade e a ousadia da encenação Fragmentos de um Discurso Amoroso, naquela época. |
Palavras-chave: | Literatura Teatro Cultura História Amor Roland Barthes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOLANO, Alexandre Francisco. Diálogos entre História, Literatura e cena teatral: Roland Barthes revisitado por Antônio Fagundes e Teresa de Almeida em Fragmentos de um discurso amoroso. 2007. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19371 |
Data de defesa: | 2007 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DialogosHistoriaLiteratura.pdf | TCC | 15.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.