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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: “O pessoal de fora acha que a gente lá dentro tá assim num mar de rosas”: um estudo sobre a instalação da empresa “ACS – Algar Call Center Service S/A” em Uberlândia/MG
Autor: Finzi, Tiago Resende
Primer orientador: Almeida, Paulo Roberto de
Primer miembro de la banca: Araújo, Harley de
Segundo miembro de la banca: Peres, Maria Gisele
Resumen: Um ramo de prestação de serviços cresceu significativamente na cidade de Uberlândia nos últimos anos: as centrais de atendimento a clientes ou call centers, como são mais bem conhecidas. Dentre elas uma se destaca, a empresa “ACS - Algar Call Center Service”. Em meio a este cenário, algumas inquietações passaram a me incomodar, principalmente, quando percebi a invisibilidade dos trabalhadores da empresa em nossa sociedade. Desde então, venho amadurecendo algumas reflexões que transmitirei por meio deste trabalho, onde imagino poder discutir algumas questões fundamentais para o entendimento das condições em que os trabalhadores pobres de nossa cidade e região estão sendo submetidos, em específico, aqueles que exercem a função de atendentes ou operadores de telemarketing da empresa de atendimento a clientes em questão (ACS - Call Center). Nestes termos, busco evidenciar como estes trabalhadores produzem e lutam por uma memória que não está estampada em nenhuma página de jornal em nossa cidade, justamente porque vivemos em uma sociedade desigual e injusta do ponto de vista social; em outras palavras, uma sociedade caracteristicamente marcada por embate de forças sociais em que há a tendência pela veiculação de uma memória pretensamente oficial e “verdadeira”, capaz de reproduzir na sociedade, ou pelo menos na maior parte dela, a imagem de uma empresa (compartilhada pelo senso comum) incapaz de produzir problemas, exploração e, até mesmo, a precarização ou deterioração do trabalho. O objetivo deste trabalho é, portanto, propor uma reflexão sobre como a instalação da empresa “ACS - Algar Call Center Service” na cidade de Uberlândia, no final da década de 1990, bem como analisar os desdobramentos políticos e sociais desta opção feita pela elite dirigente em consonância com poder público local, elaborando e instituindo uma memória oficial da empresa. Para tanto, proponho comparar o discurso da empresa presente na mídia escrita, além do próprio material distribuído pela mesma a seus funcionários, com os relatos, vivências e expectativas dos próprios trabalhadores sobre este processo.
Palabras clave: Memória(s)
História
Trabalho
Flexibilização
Call center
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FINZI, Tiago Resende. “O pessoal de fora acha que a gente lá dentro tá assim num mar de rosas”: um estudo sobre a instalação da empresa “ACS – Algar Call Center Service S/A” em Uberlândia/MG. 2007. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19355
Fecha de defensa: 2007
Aparece en las colecciones:TCC - História

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