Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017)
Autor(es): Gomes, Ana Claudia
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Simão, Pâmela Aparecida Vieira
Segundo membro da banca: Fávero, Douglas Gonsalves
Resumo: Este trabalho objetiva analisar se a escola tem contribuído para que os alunos compreendam a sua própria condição enquanto trabalhadores dentro de um sistema capitalista, além de tentar investigar se suas experiências e o presente são levados em conta neste processo. Nesse sentido, a escola é um campo muito importante na construção do saber histórico, que pode possibilitar essa tomada de consciência. Procuro compreender se o ensino de história tem possibilitado a ampliação da conscientização e da luta diante da realidade que tem sido marcada pela perda de direitos trabalhistas. Trazer isso à tona é defender um projeto de ensino que traga o presente e a experiência do aluno como pontos de partida para a construção de uma consciência histórica. Foram realizadas sete entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, todos trabalhadores. O tema trabalho atravessa a vida das pessoas e organiza a sociedade, tornando-se fundamental que os sujeitos se compreendam dentro desse jogo em que o trabalho está submetido ao capital e suas explorações. A partir das entrevistas é possível observar que a escola tem um papel muito importante na formação crítica e humana dos alunos, porém precisa se repensar para proporcionar a esses uma maior conscientização do mundo em que se vive.
Palavras-chave: Trabalhadores
Experiência
Ensino de História
Conscientização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Ana Claudia. Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017). 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Data de defesa: 3-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhadoresEnsinodehistoriaExperiencias.pdfTCC530.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.