Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017) |
Autor(es): | Gomes, Ana Claudia |
Primeiro orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primeiro membro da banca: | Simão, Pâmela Aparecida Vieira |
Segundo membro da banca: | Fávero, Douglas Gonsalves |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar se a escola tem contribuído para que os alunos compreendam a sua própria condição enquanto trabalhadores dentro de um sistema capitalista, além de tentar investigar se suas experiências e o presente são levados em conta neste processo. Nesse sentido, a escola é um campo muito importante na construção do saber histórico, que pode possibilitar essa tomada de consciência. Procuro compreender se o ensino de história tem possibilitado a ampliação da conscientização e da luta diante da realidade que tem sido marcada pela perda de direitos trabalhistas. Trazer isso à tona é defender um projeto de ensino que traga o presente e a experiência do aluno como pontos de partida para a construção de uma consciência histórica. Foram realizadas sete entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, todos trabalhadores. O tema trabalho atravessa a vida das pessoas e organiza a sociedade, tornando-se fundamental que os sujeitos se compreendam dentro desse jogo em que o trabalho está submetido ao capital e suas explorações. A partir das entrevistas é possível observar que a escola tem um papel muito importante na formação crítica e humana dos alunos, porém precisa se repensar para proporcionar a esses uma maior conscientização do mundo em que se vive. |
Palavras-chave: | Trabalhadores Experiência Ensino de História Conscientização |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GOMES, Ana Claudia. Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017). 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347 |
Data de defesa: | 3-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TrabalhadoresEnsinodehistoriaExperiencias.pdf | TCC | 530.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.