Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Ana Claudia | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T18:40:32Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T18:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Claudia. Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017). 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.title | Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.referee1 | Simão, Pâmela Aparecida Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Fávero, Douglas Gonsalves | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva analisar se a escola tem contribuído para que os alunos compreendam a sua própria condição enquanto trabalhadores dentro de um sistema capitalista, além de tentar investigar se suas experiências e o presente são levados em conta neste processo. Nesse sentido, a escola é um campo muito importante na construção do saber histórico, que pode possibilitar essa tomada de consciência. Procuro compreender se o ensino de história tem possibilitado a ampliação da conscientização e da luta diante da realidade que tem sido marcada pela perda de direitos trabalhistas. Trazer isso à tona é defender um projeto de ensino que traga o presente e a experiência do aluno como pontos de partida para a construção de uma consciência histórica. Foram realizadas sete entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, todos trabalhadores. O tema trabalho atravessa a vida das pessoas e organiza a sociedade, tornando-se fundamental que os sujeitos se compreendam dentro desse jogo em que o trabalho está submetido ao capital e suas explorações. A partir das entrevistas é possível observar que a escola tem um papel muito importante na formação crítica e humana dos alunos, porém precisa se repensar para proporcionar a esses uma maior conscientização do mundo em que se vive. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TrabalhadoresEnsinodehistoriaExperiencias.pdf | TCC | 530.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.