Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Ana Claudia-
dc.date.accessioned2017-08-07T18:40:32Z-
dc.date.available2017-08-07T18:40:32Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationGOMES, Ana Claudia. Trabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017). 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleTrabalhadores e ensino de História: narrativas e experiências sociais de discentes do Ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Simão, Pâmela Aparecida Vieira-
dc.contributor.referee2Fávero, Douglas Gonsalves-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar se a escola tem contribuído para que os alunos compreendam a sua própria condição enquanto trabalhadores dentro de um sistema capitalista, além de tentar investigar se suas experiências e o presente são levados em conta neste processo. Nesse sentido, a escola é um campo muito importante na construção do saber histórico, que pode possibilitar essa tomada de consciência. Procuro compreender se o ensino de história tem possibilitado a ampliação da conscientização e da luta diante da realidade que tem sido marcada pela perda de direitos trabalhistas. Trazer isso à tona é defender um projeto de ensino que traga o presente e a experiência do aluno como pontos de partida para a construção de uma consciência histórica. Foram realizadas sete entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, todos trabalhadores. O tema trabalho atravessa a vida das pessoas e organiza a sociedade, tornando-se fundamental que os sujeitos se compreendam dentro desse jogo em que o trabalho está submetido ao capital e suas explorações. A partir das entrevistas é possível observar que a escola tem um papel muito importante na formação crítica e humana dos alunos, porém precisa se repensar para proporcionar a esses uma maior conscientização do mundo em que se vive.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhadoresEnsinodehistoriaExperiencias.pdfTCC530.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.