Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalhadores e ensino de história: narrativas e experiências sociais de discentes do ensino de Jovens e Adultos. (Uberlândia: 2016-2017)
metadata.dc.creator: Gomes, Ana Claudia
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Simão, Pâmela Aparecida Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Fávero, Douglas Gonsalves
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva analisar se a escola tem contribuído para que os alunos compreendam a sua própria condição enquanto trabalhadores dentro de um sistema capitalista, além de tentar investigar se suas experiências e o presente são levados em conta neste processo. Nesse sentido, a escola é um campo muito importante na construção do saber histórico, que pode possibilitar essa tomada de consciência. Procuro compreender se o ensino de história tem possibilitado a ampliação da conscientização e da luta diante da realidade que tem sido marcada pela perda de direitos trabalhistas. Trazer isso à tona é defender um projeto de ensino que traga o presente e a experiência do aluno como pontos de partida para a construção de uma consciência histórica. Foram realizadas sete entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, todos trabalhadores. O tema trabalho atravessa a vida das pessoas e organiza a sociedade, tornando-se fundamental que os sujeitos se compreendam dentro desse jogo em que o trabalho está submetido ao capital e suas explorações. A partir das entrevistas é possível observar que a escola tem um papel muito importante na formação crítica e humana dos alunos, porém precisa se repensar para proporcionar a esses uma maior conscientização do mundo em que se vive.
Keywords: Trabalhadores
Experiência
Ensino de História
Conscientização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GOMES, Ana Claudia. Trabalhadores e ensino de história: narrativas e experiências sociais de discentes do ensino de jovens e adultos. (Uberlândia: 2016-2017). 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19347
Issue Date: 3-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhadoresEnsinodehistoriaExperiencias.pdfTCC530.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.