Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica |
Título(s) alternativo(s): | The use of educational games as alternative approaches in biochemistry teaching |
Autor(es): | Mestanza, Paulo Enrique Cuevas |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Veridiana de Melo |
Resumo: | A bioquímica é uma disciplina recorrente em cursos de graduação de diversas áreas possuindo caráter interdisciplinar com extensos temas a serem ministrados em um curto período de tempo. Para enriquecer as disciplinas, bem como motivar os alunos a estudarem, diversas metodologias tem sido exploradas na área de bioquímica. Este trabalho teve como objetivo criar jogos didáticos a fim de explorar seu potencial educacional com estudantes de graduação que estivessem cursando bioquímica. Para criar jogos que atendam a qualquer curso, foram avaliadas as ementas das disciplinas de bioquímica oferecidas na Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram criados com material de baixo custo e tendo como referência livros da literatura bioquímica. Os resultados mostraram que os principais tópicos presentes nas disciplinas de bioquímica são relativas a parte estrutural. Dessa forma, foram elaborados quatro jogos didáticos relativos ao conteúdo de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas e carboidratos, intitulados Aminogame 2.0 – Dinâmica de Ionização de Aminoácidos, Memoprotein, Corrida das Enzimas e Quem é o Carboidrato? Respectivamente. Ao serem aplicados, os mesmos mostraram boa aceitação por porte dos alunos, o que demonstrou alto potencial educacional. |
Palavras-chave: | Biochemistry Education Educational Games Biochemistry |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298 |
Data de defesa: | 18-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsoJogosDidaticos.pdf | TCC | 2.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.