Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
Título (s) alternativo (s): The use of educational games as alternative approaches in biochemistry teaching
Autor: Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
Primer orientador: Rodrigues, Veridiana de Melo
Resumen: A bioquímica é uma disciplina recorrente em cursos de graduação de diversas áreas possuindo caráter interdisciplinar com extensos temas a serem ministrados em um curto período de tempo. Para enriquecer as disciplinas, bem como motivar os alunos a estudarem, diversas metodologias tem sido exploradas na área de bioquímica. Este trabalho teve como objetivo criar jogos didáticos a fim de explorar seu potencial educacional com estudantes de graduação que estivessem cursando bioquímica. Para criar jogos que atendam a qualquer curso, foram avaliadas as ementas das disciplinas de bioquímica oferecidas na Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram criados com material de baixo custo e tendo como referência livros da literatura bioquímica. Os resultados mostraram que os principais tópicos presentes nas disciplinas de bioquímica são relativas a parte estrutural. Dessa forma, foram elaborados quatro jogos didáticos relativos ao conteúdo de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas e carboidratos, intitulados Aminogame 2.0 – Dinâmica de Ionização de Aminoácidos, Memoprotein, Corrida das Enzimas e Quem é o Carboidrato? Respectivamente. Ao serem aplicados, os mesmos mostraram boa aceitação por porte dos alunos, o que demonstrou alto potencial educacional.
Palabras clave: Biochemistry Education
Educational Games
Biochemistry
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Fecha de defensa: 18-jul-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UsoJogosDidaticos.pdfTCC2.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.