Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
Other Titles: The use of educational games as alternative approaches in biochemistry teaching
metadata.dc.creator: Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Veridiana de Melo
metadata.dc.description.resumo: A bioquímica é uma disciplina recorrente em cursos de graduação de diversas áreas possuindo caráter interdisciplinar com extensos temas a serem ministrados em um curto período de tempo. Para enriquecer as disciplinas, bem como motivar os alunos a estudarem, diversas metodologias tem sido exploradas na área de bioquímica. Este trabalho teve como objetivo criar jogos didáticos a fim de explorar seu potencial educacional com estudantes de graduação que estivessem cursando bioquímica. Para criar jogos que atendam a qualquer curso, foram avaliadas as ementas das disciplinas de bioquímica oferecidas na Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram criados com material de baixo custo e tendo como referência livros da literatura bioquímica. Os resultados mostraram que os principais tópicos presentes nas disciplinas de bioquímica são relativas a parte estrutural. Dessa forma, foram elaborados quatro jogos didáticos relativos ao conteúdo de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas e carboidratos, intitulados Aminogame 2.0 – Dinâmica de Ionização de Aminoácidos, Memoprotein, Corrida das Enzimas e Quem é o Carboidrato? Respectivamente. Ao serem aplicados, os mesmos mostraram boa aceitação por porte dos alunos, o que demonstrou alto potencial educacional.
Keywords: Biochemistry Education
Educational Games
Biochemistry
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Issue Date: 18-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoJogosDidaticos.pdfTCC2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.