Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMestanza, Paulo Enrique Cuevas-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:22:12Z-
dc.date.available2017-08-03T19:22:12Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.identifier.citationMESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiochemistry Educationpt_BR
dc.subjectEducational Gamespt_BR
dc.subjectBiochemistrypt_BR
dc.titleO uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of educational games as alternative approaches in biochemistry teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Veridiana de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480462689451724pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA bioquímica é uma disciplina recorrente em cursos de graduação de diversas áreas possuindo caráter interdisciplinar com extensos temas a serem ministrados em um curto período de tempo. Para enriquecer as disciplinas, bem como motivar os alunos a estudarem, diversas metodologias tem sido exploradas na área de bioquímica. Este trabalho teve como objetivo criar jogos didáticos a fim de explorar seu potencial educacional com estudantes de graduação que estivessem cursando bioquímica. Para criar jogos que atendam a qualquer curso, foram avaliadas as ementas das disciplinas de bioquímica oferecidas na Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram criados com material de baixo custo e tendo como referência livros da literatura bioquímica. Os resultados mostraram que os principais tópicos presentes nas disciplinas de bioquímica são relativas a parte estrutural. Dessa forma, foram elaborados quatro jogos didáticos relativos ao conteúdo de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas e carboidratos, intitulados Aminogame 2.0 – Dinâmica de Ionização de Aminoácidos, Memoprotein, Corrida das Enzimas e Quem é o Carboidrato? Respectivamente. Ao serem aplicados, os mesmos mostraram boa aceitação por porte dos alunos, o que demonstrou alto potencial educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoJogosDidaticos.pdfTCC2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.