Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise do desempenho dos cursos de engenharia mecânica no triênio 2008-2011-2014
Autor(es): Almeida, Fernando Correa de
Primeiro orientador: Billa, Renan
Primeiro membro da banca: Assis, Elaine Gomes de
Segundo membro da banca: Parreira, Edsonei Pereira
Resumo: Os indicadores e instrumentos criados pelo governo tem o objetivo fundamental de avaliar a qualidade da educação superior. Indicadores instituídos pelo MEC como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) fornecem informações acerca da, instituição, do estudante e do corpo docente. Estes indicadores são importantes para uso dos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e seus respectivos coordenadores de curso. Nesse sentido, o presente trabalho conseguiu relacionar e ter uma melhor análise sobre os índices de avaliação dos cursos da área de enquadramento Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. A frequência de estudantes do sexo masculino nas IES continua maior do que 90%, apesar de um leve aumento na representação por parte do sexo feminino. A idade de conclusão do ensino superior vem sofrendo uma transformação: estudantes concluintes com idade maior do que 24 anos têm sido mais frequentes. Destaca se que o número de IES que aumentou ao longo do triênio, principalmente na região Sudeste e Sul, não refletiu no número de IES com conceito ENADE superior a 4. A realocação de cursos, como a engenharia mecatrônica, em outras áreas de enquadramento, pode reduzir o conceito ENADE. O conceito CPC e o ENADE, assim como os parâmetros revelados neste trabalho, auxiliam os gestores das IES na elaboração de estratégias e de melhorias.
Palavras-chave: Indicadores
Enade
CPC
IGC
Engenharia Mecanica
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Fernando Correa de. Análise do desempenho dos cursos de Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277
Data de defesa: 10-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDesempenhoCursos.pdfTCC3.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.