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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise do desempenho dos cursos de engenharia mecânica no triênio 2008-2011-2014 |
| Autor(es): | Almeida, Fernando Correa de |
| Primeiro orientador: | Billa, Renan |
| Primeiro membro da banca: | Assis, Elaine Gomes de |
| Segundo membro da banca: | Parreira, Edsonei Pereira |
| Resumo: | Os indicadores e instrumentos criados pelo governo tem o objetivo fundamental de avaliar a qualidade da educação superior. Indicadores instituídos pelo MEC como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) fornecem informações acerca da, instituição, do estudante e do corpo docente. Estes indicadores são importantes para uso dos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e seus respectivos coordenadores de curso. Nesse sentido, o presente trabalho conseguiu relacionar e ter uma melhor análise sobre os índices de avaliação dos cursos da área de enquadramento Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. A frequência de estudantes do sexo masculino nas IES continua maior do que 90%, apesar de um leve aumento na representação por parte do sexo feminino. A idade de conclusão do ensino superior vem sofrendo uma transformação: estudantes concluintes com idade maior do que 24 anos têm sido mais frequentes. Destaca se que o número de IES que aumentou ao longo do triênio, principalmente na região Sudeste e Sul, não refletiu no número de IES com conceito ENADE superior a 4. A realocação de cursos, como a engenharia mecatrônica, em outras áreas de enquadramento, pode reduzir o conceito ENADE. O conceito CPC e o ENADE, assim como os parâmetros revelados neste trabalho, auxiliam os gestores das IES na elaboração de estratégias e de melhorias. |
| Palavras-chave: | Indicadores Enade CPC IGC Engenharia Mecanica |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ALMEIDA, Fernando Correa de. Análise do desempenho dos cursos de Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277 |
| Data de defesa: | 10-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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