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dc.creatorAlmeida, Fernando Correa de-
dc.date.accessioned2017-07-31T14:40:45Z-
dc.date.available2017-07-31T14:40:45Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Fernando Correa de. Análise do desempenho dos cursos de Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectCPCpt_BR
dc.subjectIGCpt_BR
dc.subjectEngenharia Mecanicapt_BR
dc.titleAnálise do desempenho dos cursos de engenharia mecânica no triênio 2008-2011-2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Billa, Renan-
dc.contributor.referee1Assis, Elaine Gomes de-
dc.contributor.referee2Parreira, Edsonei Pereira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs indicadores e instrumentos criados pelo governo tem o objetivo fundamental de avaliar a qualidade da educação superior. Indicadores instituídos pelo MEC como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) fornecem informações acerca da, instituição, do estudante e do corpo docente. Estes indicadores são importantes para uso dos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e seus respectivos coordenadores de curso. Nesse sentido, o presente trabalho conseguiu relacionar e ter uma melhor análise sobre os índices de avaliação dos cursos da área de enquadramento Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. A frequência de estudantes do sexo masculino nas IES continua maior do que 90%, apesar de um leve aumento na representação por parte do sexo feminino. A idade de conclusão do ensino superior vem sofrendo uma transformação: estudantes concluintes com idade maior do que 24 anos têm sido mais frequentes. Destaca se que o número de IES que aumentou ao longo do triênio, principalmente na região Sudeste e Sul, não refletiu no número de IES com conceito ENADE superior a 4. A realocação de cursos, como a engenharia mecatrônica, em outras áreas de enquadramento, pode reduzir o conceito ENADE. O conceito CPC e o ENADE, assim como os parâmetros revelados neste trabalho, auxiliam os gestores das IES na elaboração de estratégias e de melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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