Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise do desempenho dos cursos de engenharia mecânica no triênio 2008-2011-2014 |
Author: | Almeida, Fernando Correa de |
First Advisor: | Billa, Renan |
First member of the Committee: | Assis, Elaine Gomes de |
Second member of the Committee: | Parreira, Edsonei Pereira |
Summary: | Os indicadores e instrumentos criados pelo governo tem o objetivo fundamental de avaliar a qualidade da educação superior. Indicadores instituídos pelo MEC como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) fornecem informações acerca da, instituição, do estudante e do corpo docente. Estes indicadores são importantes para uso dos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e seus respectivos coordenadores de curso. Nesse sentido, o presente trabalho conseguiu relacionar e ter uma melhor análise sobre os índices de avaliação dos cursos da área de enquadramento Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. A frequência de estudantes do sexo masculino nas IES continua maior do que 90%, apesar de um leve aumento na representação por parte do sexo feminino. A idade de conclusão do ensino superior vem sofrendo uma transformação: estudantes concluintes com idade maior do que 24 anos têm sido mais frequentes. Destaca se que o número de IES que aumentou ao longo do triênio, principalmente na região Sudeste e Sul, não refletiu no número de IES com conceito ENADE superior a 4. A realocação de cursos, como a engenharia mecatrônica, em outras áreas de enquadramento, pode reduzir o conceito ENADE. O conceito CPC e o ENADE, assim como os parâmetros revelados neste trabalho, auxiliam os gestores das IES na elaboração de estratégias e de melhorias. |
Keywords: | Indicadores Enade CPC IGC Engenharia Mecanica |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ALMEIDA, Fernando Correa de. Análise do desempenho dos cursos de Engenharia Mecânica no triênio 2008-2011-2014. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19277 |
Date of defense: | 10-Jul-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaliseDesempenhoCursos.pdf | TCC | 3.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.