Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Expectations and affections: teach and learn in the first teaching experience |
| Título(s) alternativo(s): | Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente |
| Autor(es): | Gonçalves, Maynara |
| Primeiro orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
| Primeiro membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
| Segundo membro da banca: | Parreira, Fátima |
| Resumo: | O estágio supervisionado é uma etapa importante no processo de formação inicial de professores (as), é um período esperado pelos licenciandos (as) durante o curso. O presente trabalho buscou por compreender as expectativas e afetamentos de estagiários (as) do curso de Ciências Biológicas que cursavam o estágio supervisionado I frente à primeira experiência docente. A pesquisa feita é qualitativa e usou como métodos de coleta de dados o grupo focal realizado com a turma do estágio e questionário. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: o encontro com a professora regente, conversa informal com os (as) estagiários (as) sobre a pesquisa, o grupo focal e aplicação do questionário realizado com a turma de estágio. Os resultados obtidos foram as percepções dos sentimentos e emoções que permeiam os (as) estagiários (as). Percebe-se o quanto o período do estágio é mobilizado por sentimentos, como: medo, ansiedade, incertezas, vontades. Tais emoções muitas vezes não são externadas pelos estágiarios no período de formação culminando algumas vezes em traumas para o exercício docente. É importante que os cursos de formação inicial de professores (as) trabalhem a formação docente em sua totalidade, tanto as questões técnicas quanto a questão da personalidade do ‘ser’ professor (a). |
| Palavras-chave: | Afetamentos Estágio supervisionado Docência Licenciatura |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | GONÇALVES, Maynara Santana. Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente. 2017. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247 |
| Data de defesa: | 20-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExpectativasAfetamentosEnsinares.pdf | 745.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
