Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Expectations and affections: teach and learn in the first teaching experience
Título (s) alternativo (s): Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente
Autor: Gonçalves, Maynara
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Coimbra, Camila Lima
Segundo miembro de la banca: Parreira, Fátima
Resumen: O estágio supervisionado é uma etapa importante no processo de formação inicial de professores (as), é um período esperado pelos licenciandos (as) durante o curso. O presente trabalho buscou por compreender as expectativas e afetamentos de estagiários (as) do curso de Ciências Biológicas que cursavam o estágio supervisionado I frente à primeira experiência docente. A pesquisa feita é qualitativa e usou como métodos de coleta de dados o grupo focal realizado com a turma do estágio e questionário. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: o encontro com a professora regente, conversa informal com os (as) estagiários (as) sobre a pesquisa, o grupo focal e aplicação do questionário realizado com a turma de estágio. Os resultados obtidos foram as percepções dos sentimentos e emoções que permeiam os (as) estagiários (as). Percebe-se o quanto o período do estágio é mobilizado por sentimentos, como: medo, ansiedade, incertezas, vontades. Tais emoções muitas vezes não são externadas pelos estágiarios no período de formação culminando algumas vezes em traumas para o exercício docente. É importante que os cursos de formação inicial de professores (as) trabalhem a formação docente em sua totalidade, tanto as questões técnicas quanto a questão da personalidade do ‘ser’ professor (a).
Palabras clave: Afetamentos
Estágio supervisionado
Docência
Licenciatura
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONÇALVES, Maynara Santana. Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente. 2017. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247
Fecha de defensa: 20-jul-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExpectativasAfetamentosEnsinares.pdf745.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.