Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Expectations and affections: teach and learn in the first teaching experience
Other Titles: Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente
metadata.dc.creator: Gonçalves, Maynara
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Daniela
metadata.dc.contributor.referee1: Coimbra, Camila Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Parreira, Fátima
metadata.dc.description.resumo: O estágio supervisionado é uma etapa importante no processo de formação inicial de professores (as), é um período esperado pelos licenciandos (as) durante o curso. O presente trabalho buscou por compreender as expectativas e afetamentos de estagiários (as) do curso de Ciências Biológicas que cursavam o estágio supervisionado I frente à primeira experiência docente. A pesquisa feita é qualitativa e usou como métodos de coleta de dados o grupo focal realizado com a turma do estágio e questionário. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: o encontro com a professora regente, conversa informal com os (as) estagiários (as) sobre a pesquisa, o grupo focal e aplicação do questionário realizado com a turma de estágio. Os resultados obtidos foram as percepções dos sentimentos e emoções que permeiam os (as) estagiários (as). Percebe-se o quanto o período do estágio é mobilizado por sentimentos, como: medo, ansiedade, incertezas, vontades. Tais emoções muitas vezes não são externadas pelos estágiarios no período de formação culminando algumas vezes em traumas para o exercício docente. É importante que os cursos de formação inicial de professores (as) trabalhem a formação docente em sua totalidade, tanto as questões técnicas quanto a questão da personalidade do ‘ser’ professor (a).
Keywords: Afetamentos
Estágio supervisionado
Docência
Licenciatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GONÇALVES, Maynara Santana. Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente. 2017. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247
Issue Date: 20-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExpectativasAfetamentosEnsinares.pdf745.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.