Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Maynara-
dc.date.accessioned2017-07-26T13:40:05Z-
dc.date.available2017-07-26T13:40:05Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maynara Santana. Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente. 2017. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetamentospt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleExpectations and affections: teach and learn in the first teaching experiencept_BR
dc.title.alternativeExpectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1pt_BR
dc.contributor.referee2Parreira, Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499942H7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estágio supervisionado é uma etapa importante no processo de formação inicial de professores (as), é um período esperado pelos licenciandos (as) durante o curso. O presente trabalho buscou por compreender as expectativas e afetamentos de estagiários (as) do curso de Ciências Biológicas que cursavam o estágio supervisionado I frente à primeira experiência docente. A pesquisa feita é qualitativa e usou como métodos de coleta de dados o grupo focal realizado com a turma do estágio e questionário. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: o encontro com a professora regente, conversa informal com os (as) estagiários (as) sobre a pesquisa, o grupo focal e aplicação do questionário realizado com a turma de estágio. Os resultados obtidos foram as percepções dos sentimentos e emoções que permeiam os (as) estagiários (as). Percebe-se o quanto o período do estágio é mobilizado por sentimentos, como: medo, ansiedade, incertezas, vontades. Tais emoções muitas vezes não são externadas pelos estágiarios no período de formação culminando algumas vezes em traumas para o exercício docente. É importante que os cursos de formação inicial de professores (as) trabalhem a formação docente em sua totalidade, tanto as questões técnicas quanto a questão da personalidade do ‘ser’ professor (a).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExpectativasAfetamentosEnsinares.pdf745.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.