Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gonçalves, Maynara | - |
| dc.date.accessioned | 2017-07-26T13:40:05Z | - |
| dc.date.available | 2017-07-26T13:40:05Z | - |
| dc.date.issued | 2017-07-20 | - |
| dc.identifier.citation | GONÇALVES, Maynara Santana. Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente. 2017. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19247 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Afetamentos | pt_BR |
| dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
| dc.title | Expectations and affections: teach and learn in the first teaching experience | pt_BR |
| dc.title.alternative | Expectativas e afetamentos: ensinares e aprenderes na primeira experiência docente | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Coimbra, Camila Lima | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Parreira, Fátima | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499942H7 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estágio supervisionado é uma etapa importante no processo de formação inicial de professores (as), é um período esperado pelos licenciandos (as) durante o curso. O presente trabalho buscou por compreender as expectativas e afetamentos de estagiários (as) do curso de Ciências Biológicas que cursavam o estágio supervisionado I frente à primeira experiência docente. A pesquisa feita é qualitativa e usou como métodos de coleta de dados o grupo focal realizado com a turma do estágio e questionário. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: o encontro com a professora regente, conversa informal com os (as) estagiários (as) sobre a pesquisa, o grupo focal e aplicação do questionário realizado com a turma de estágio. Os resultados obtidos foram as percepções dos sentimentos e emoções que permeiam os (as) estagiários (as). Percebe-se o quanto o período do estágio é mobilizado por sentimentos, como: medo, ansiedade, incertezas, vontades. Tais emoções muitas vezes não são externadas pelos estágiarios no período de formação culminando algumas vezes em traumas para o exercício docente. É importante que os cursos de formação inicial de professores (as) trabalhem a formação docente em sua totalidade, tanto as questões técnicas quanto a questão da personalidade do ‘ser’ professor (a). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExpectativasAfetamentosEnsinares.pdf | 745.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
