Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18902
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Improvisações formativas em encontros com professoras/ES-formadoras/ES
Título (s) alternativo (s): Formative improvisations throughout meetings with teacher educators
Autor: Gobatto, Márcia Regina
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Guimarães, Leandro Belinaso
Segundo miembro de la banca: Machado, Fernanda Eugênio
Tercer miembro de la banca: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Cuarto miembro de la banca: Bueno, Paulo Roberto de Lima
Resumen: A intencionalidade principal da pesquisa se deu no desejo de cartografar nossos movimentos formativos enquanto doze professoras/es-formadoras/es do/com o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica do estado de Mato Grosso (Cefapro/MT), movimentos estes que transbordam para tempos e espaços que vão além e aquém de seu território. Uma cartografia que buscou adentrar na movimentação molecular que tece o cotidiano, através de encontros. Encontros provocados pelo ritornelo, na intenção do desencadeamento da formação-ritornelo ou da dança-da-formação. Encontros que são composições de vida, um devir outro de nós mesmas/os, na tentativa de experimentar responder nossos questionamentos e angústias. Cartografia do acontecimento, do experimentar caminhos outros necessários para mover o pensamento e desencadear uma possível transformação da compreensão que temos hoje da palavra formação. Um movimento do caminhar com a formação, (re)inventando-a. Improvisação formativa.
Abstract: The aim of this research is to plat the formative movements of twelve teacher educators at the Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica (Training and Updating Centre for Basic Education Teachers) from the state of Mato Grosso (Cefapro/MT). These movements overflow time and space from this side and from that of its territory. This cartography sought, through meetings, to enter the molecular movements that intertwine the everyday life. The meetings were caused by a ritornello, with a view to unleash the ritornello-training-process or the training-process-dance. These meetings are the work of life. They are a series of transformations of ourselves in an attempt to try to answer our inquiries and relieve our anxiety. They are the cartography of the happening, of the other necessary roads experienced to change thoughts and to unleash a possible transformation of the understanding we have nowadays about the words ‘training process’. A movement to walk along with the teacher training process, reinventing it. Formative improvisation.
Palabras clave: Educação
Professores - Formação
Educação de crianças
Prática de ensino
Cartografia
Encontros
Ritornelo
Professoras/es
Formadoras/es
Cartography
Meetings
Training Process
Ritornello
Teacher educators
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: GOBATTO, Mareia Regina. Improvisações formativas em encontros com professoras/ES-formadoras/ES. 2017. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.87.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2017.87
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18902
Fecha de defensa: 30-mar-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImprovisacoesFormativasEncontros.pdfTese3.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.