Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18902
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Improvisações formativas em encontros com professoras/ES-formadoras/ES
Other Titles: Formative improvisations throughout meetings with teacher educators
metadata.dc.creator: Gobatto, Márcia Regina
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Daniela Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Leandro Belinaso
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Fernanda Eugênio
metadata.dc.contributor.referee3: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
metadata.dc.contributor.referee4: Bueno, Paulo Roberto de Lima
metadata.dc.description.resumo: A intencionalidade principal da pesquisa se deu no desejo de cartografar nossos movimentos formativos enquanto doze professoras/es-formadoras/es do/com o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica do estado de Mato Grosso (Cefapro/MT), movimentos estes que transbordam para tempos e espaços que vão além e aquém de seu território. Uma cartografia que buscou adentrar na movimentação molecular que tece o cotidiano, através de encontros. Encontros provocados pelo ritornelo, na intenção do desencadeamento da formação-ritornelo ou da dança-da-formação. Encontros que são composições de vida, um devir outro de nós mesmas/os, na tentativa de experimentar responder nossos questionamentos e angústias. Cartografia do acontecimento, do experimentar caminhos outros necessários para mover o pensamento e desencadear uma possível transformação da compreensão que temos hoje da palavra formação. Um movimento do caminhar com a formação, (re)inventando-a. Improvisação formativa.
Abstract: The aim of this research is to plat the formative movements of twelve teacher educators at the Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica (Training and Updating Centre for Basic Education Teachers) from the state of Mato Grosso (Cefapro/MT). These movements overflow time and space from this side and from that of its territory. This cartography sought, through meetings, to enter the molecular movements that intertwine the everyday life. The meetings were caused by a ritornello, with a view to unleash the ritornello-training-process or the training-process-dance. These meetings are the work of life. They are a series of transformations of ourselves in an attempt to try to answer our inquiries and relieve our anxiety. They are the cartography of the happening, of the other necessary roads experienced to change thoughts and to unleash a possible transformation of the understanding we have nowadays about the words ‘training process’. A movement to walk along with the teacher training process, reinventing it. Formative improvisation.
Keywords: Educação
Professores - Formação
Educação de crianças
Prática de ensino
Cartografia
Encontros
Ritornelo
Professoras/es
Formadoras/es
Cartography
Meetings
Training Process
Ritornello
Teacher educators
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOBATTO, Mareia Regina. Improvisações formativas em encontros com professoras/ES-formadoras/ES. 2017. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18902
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImprovisacoesFormativasEncontros.pdfTese3.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.