Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira
Autor(es): Girardi, Javan Moisés
Primeiro orientador: Voigt, André Fabiano
Primeiro membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo membro da banca: Hering, Fábio Adriano
Resumo: O objeto deste trabalho foi definido a partir da análise inicial do conceito de MPB (Música Popular Brasileira) na historiografia da música do Brasil. O projeto tem como objetivo específico discutir a aplicação teórico-metodológica nas análises sobre a história da música brasileira de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano. Para isso, tratamos de pesquisar a base teórica desses historiadores com o intuito de entender as fontes de inspiração política e intelectual e seus procedimentos metodológicos. Além disso, discutimos sobre a busca da classificação acerca do “nacional” e do “popular” no Brasil a partir da abordagem da arte musical. Posteriormente, como objetivo tangencial, buscamos compreender e verificar a continuidade/descontinuidade historiográfica dessa linha de abordagem, a fim de identificarmos as possíveis ligações e afastamentos teórico-metodológicos entre os autores. Por fim, há a intenção também de propor uma abordagem historiográfica acerca da música popular brasileira a partir da ideia de regime estético das artes.
Abstract: The object of this work was defined from the initial analysis of the concept of “MPB” (Brazilian Popular Music) in the historiography about brazilian music. The project has as a specific objective to discuss the theoretical and methodological application in the analyzes on the history of brazilian music written by Arnaldo Daraya Contier and Marcos Napolitano. In order to do this, we seek to investigate the theoretical basis of these historians, to understand the sources of political and intellectual inspiration and their methodological procedures. In addition, we discuss the search for the classification of "national" and "popular" in Brazil from the musical art. Subsequently, as a tangential objective, we aim to understand and verify the historiographic continuity / discontinuity of this line of approach, in order to identify the possible theoretical and methodological links and departures between the authors. Finally, there is also the intention of proposing a historiographic approach on Brazilian popular music from the idea of an aesthetic regime of the arts. Keywords: Arnaldo Contier; Marcos
Palavras-chave: História
Historiografia
Música popular brasileira - História
Estética - Arte
Arnaldo Contier
Marcos Napolitano
Música Popular Brasileira
Singularplural
Estética
Brazilian Popular Music
Singular-plural
Historiography
Aesthetics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: GIRARDI, Javan Moisés. O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.224
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.224
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737
Data de defesa: 24-Fev-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SingularPluralDiscussoes.pdfDissertação82.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.