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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Girardi, Javan Moisés | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T11:57:08Z | - |
dc.date.available | 2017-05-23T11:57:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-24 | - |
dc.identifier.citation | GIRARDI, Javan Moisés. O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.224 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737 | - |
dc.description.abstract | The object of this work was defined from the initial analysis of the concept of “MPB” (Brazilian Popular Music) in the historiography about brazilian music. The project has as a specific objective to discuss the theoretical and methodological application in the analyzes on the history of brazilian music written by Arnaldo Daraya Contier and Marcos Napolitano. In order to do this, we seek to investigate the theoretical basis of these historians, to understand the sources of political and intellectual inspiration and their methodological procedures. In addition, we discuss the search for the classification of "national" and "popular" in Brazil from the musical art. Subsequently, as a tangential objective, we aim to understand and verify the historiographic continuity / discontinuity of this line of approach, in order to identify the possible theoretical and methodological links and departures between the authors. Finally, there is also the intention of proposing a historiographic approach on Brazilian popular music from the idea of an aesthetic regime of the arts. Keywords: Arnaldo Contier; Marcos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira - História | pt_BR |
dc.subject | Estética - Arte | pt_BR |
dc.subject | Arnaldo Contier | pt_BR |
dc.subject | Marcos Napolitano | pt_BR |
dc.subject | Música Popular Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Singularplural | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Popular Music | pt_BR |
dc.subject | Singular-plural | pt_BR |
dc.subject | Historiography | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.title | O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Voigt, André Fabiano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769267E7 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morais, Sérgio Paulo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771589U1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hering, Fábio Adriano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761716Y6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4333317U8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto deste trabalho foi definido a partir da análise inicial do conceito de MPB (Música Popular Brasileira) na historiografia da música do Brasil. O projeto tem como objetivo específico discutir a aplicação teórico-metodológica nas análises sobre a história da música brasileira de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano. Para isso, tratamos de pesquisar a base teórica desses historiadores com o intuito de entender as fontes de inspiração política e intelectual e seus procedimentos metodológicos. Além disso, discutimos sobre a busca da classificação acerca do “nacional” e do “popular” no Brasil a partir da abordagem da arte musical. Posteriormente, como objetivo tangencial, buscamos compreender e verificar a continuidade/descontinuidade historiográfica dessa linha de abordagem, a fim de identificarmos as possíveis ligações e afastamentos teórico-metodológicos entre os autores. Por fim, há a intenção também de propor uma abordagem historiográfica acerca da música popular brasileira a partir da ideia de regime estético das artes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 118 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.224 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81764344 | - |
dc.crossref.doibatchid | 5d374808-3e60-4a65-a1f3-ee0a97b92e63 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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