Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira
metadata.dc.creator: Girardi, Javan Moisés
metadata.dc.contributor.advisor1: Voigt, André Fabiano
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Hering, Fábio Adriano
metadata.dc.description.resumo: O objeto deste trabalho foi definido a partir da análise inicial do conceito de MPB (Música Popular Brasileira) na historiografia da música do Brasil. O projeto tem como objetivo específico discutir a aplicação teórico-metodológica nas análises sobre a história da música brasileira de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano. Para isso, tratamos de pesquisar a base teórica desses historiadores com o intuito de entender as fontes de inspiração política e intelectual e seus procedimentos metodológicos. Além disso, discutimos sobre a busca da classificação acerca do “nacional” e do “popular” no Brasil a partir da abordagem da arte musical. Posteriormente, como objetivo tangencial, buscamos compreender e verificar a continuidade/descontinuidade historiográfica dessa linha de abordagem, a fim de identificarmos as possíveis ligações e afastamentos teórico-metodológicos entre os autores. Por fim, há a intenção também de propor uma abordagem historiográfica acerca da música popular brasileira a partir da ideia de regime estético das artes.
Abstract: The object of this work was defined from the initial analysis of the concept of “MPB” (Brazilian Popular Music) in the historiography about brazilian music. The project has as a specific objective to discuss the theoretical and methodological application in the analyzes on the history of brazilian music written by Arnaldo Daraya Contier and Marcos Napolitano. In order to do this, we seek to investigate the theoretical basis of these historians, to understand the sources of political and intellectual inspiration and their methodological procedures. In addition, we discuss the search for the classification of "national" and "popular" in Brazil from the musical art. Subsequently, as a tangential objective, we aim to understand and verify the historiographic continuity / discontinuity of this line of approach, in order to identify the possible theoretical and methodological links and departures between the authors. Finally, there is also the intention of proposing a historiographic approach on Brazilian popular music from the idea of an aesthetic regime of the arts. Keywords: Arnaldo Contier; Marcos
Keywords: História
Historiografia
Música popular brasileira - História
Estética - Arte
Arnaldo Contier
Marcos Napolitano
Música Popular Brasileira
Singularplural
Estética
Brazilian Popular Music
Singular-plural
Historiography
Aesthetics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em História
Citation: GIRARDI, Javan Moisés. O "singular-plural": discussões teórico-metodológicas acerca da abordagem historiográfica de Arnaldo Daraya Contier e Marcos Napolitano sobre a música brasileira. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18737
Issue Date: 24-Feb-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SingularPluralDiscussoes.pdfDissertação82.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.