Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18736
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Luzes e sombras na ficção científica: heterotopia e distopia na obra de George Lucas (1971-1977)
Autor: Flávio, Lucas Martins
Primer orientador: Spini, Ana Paula
Primer miembro de la banca: Ferraresi, Carla Miucci
Segundo miembro de la banca: Trovao, Flavio Vilas Boas
Resumen: Na literatura, alguns gêneros narrativos tanto exigem quanto suscitam maior dependência visual: os gêneros derivados da fantasia. Pode-se dizer que a ficção científica, se não é derivada da fantasia, compartilha com ela essa dependência de um sistema de visualidade especial. Analisar as características e peculiaridades desse sistema de símbolos é importante para compreender como essas narrativas criam sentido através da evocação visual. No entanto, a ficção científica não é um gênero exclusivamente literário. É um gênero multimídia, compartilhando esse sistema ao longo de sua história com outras plataformas narrativas, como o teatro e o cinema. Desse modo, é necessário também observar o desenvolvimento desse gênero e sua transposição para outros suportes, pois os significados também são construídos histórica e socialmente. Mapear e refletir sobre essas questões, especialmente em relação ao uso desse sistema visual por George Lucas – e alguns outros diretores da década de 1970 – é a proposta básica desse trabalho.
Abstract: In literature, some narrative genres both demand and elicit bigger visual dependence: the genres derived from fantasy. It can be said that science fiction, if are not derived from fantasy, shares with it this dependence of a special visuality system. Analyzing the characteristics and peculiarities of this symbol system is important to understand how these narratives create meaning through visual evocation. However, science fiction is not an exclusively literary genre. It is a multimedia genre, sharing this system throughout its history with other narrative platforms such as theater and cinema. In this way, it is also necessary to observe the development of this genre and its transposition to other supports, because the meanings are also constructed historically and socially. Mapping and reflecting on these issues, especially regarding the use of this visual system by George Lucas – and some other directors of the 1970’s – is the basic proposal of this work.
Palabras clave: História
Cinema e história
Ficção científica
Lucas, George, 1944
História e cinema
Regime de visualidade
History and cinema
Visuality regime
Science fiction
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: FLAVIO, Lucas Martins. Luzes e sombras na ficção científica: heterotopia e distopia na obra de George Lucas (1971-1977). 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.205
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18736
Fecha de defensa: 22-feb-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LuzesSombrasFiccao.pdfDissertação4.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.