Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18736Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Flávio, Lucas Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2017-05-23T11:50:28Z | - |
| dc.date.available | 2017-05-23T11:50:28Z | - |
| dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
| dc.identifier.citation | FLAVIO, Lucas Martins. Luzes e sombras na ficção científica: heterotopia e distopia na obra de George Lucas (1971-1977). 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18736 | - |
| dc.description.abstract | In literature, some narrative genres both demand and elicit bigger visual dependence: the genres derived from fantasy. It can be said that science fiction, if are not derived from fantasy, shares with it this dependence of a special visuality system. Analyzing the characteristics and peculiarities of this symbol system is important to understand how these narratives create meaning through visual evocation. However, science fiction is not an exclusively literary genre. It is a multimedia genre, sharing this system throughout its history with other narrative platforms such as theater and cinema. In this way, it is also necessary to observe the development of this genre and its transposition to other supports, because the meanings are also constructed historically and socially. Mapping and reflecting on these issues, especially regarding the use of this visual system by George Lucas – and some other directors of the 1970’s – is the basic proposal of this work. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Cinema e história | pt_BR |
| dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
| dc.subject | Lucas, George, 1944 | pt_BR |
| dc.subject | História e cinema | pt_BR |
| dc.subject | Regime de visualidade | pt_BR |
| dc.subject | History and cinema | pt_BR |
| dc.subject | Visuality regime | pt_BR |
| dc.subject | Science fiction | pt_BR |
| dc.title | Luzes e sombras na ficção científica: heterotopia e distopia na obra de George Lucas (1971-1977) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221490D2 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ferraresi, Carla Miucci | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763573Z3 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Trovao, Flavio Vilas Boas | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790694E6 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4993166H6 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Na literatura, alguns gêneros narrativos tanto exigem quanto suscitam maior dependência visual: os gêneros derivados da fantasia. Pode-se dizer que a ficção científica, se não é derivada da fantasia, compartilha com ela essa dependência de um sistema de visualidade especial. Analisar as características e peculiaridades desse sistema de símbolos é importante para compreender como essas narrativas criam sentido através da evocação visual. No entanto, a ficção científica não é um gênero exclusivamente literário. É um gênero multimídia, compartilhando esse sistema ao longo de sua história com outras plataformas narrativas, como o teatro e o cinema. Desse modo, é necessário também observar o desenvolvimento desse gênero e sua transposição para outros suportes, pois os significados também são construídos histórica e socialmente. Mapear e refletir sobre essas questões, especialmente em relação ao uso desse sistema visual por George Lucas – e alguns outros diretores da década de 1970 – é a proposta básica desse trabalho. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 124 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.205 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 81764824 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 4bae1d7f-9bd6-47c7-b301-d78325bee2eb | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LuzesSombrasFiccao.pdf | Dissertação | 4.12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
