Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18626| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O que somos e o que não fomos: uma reflexão para um ensino mais humano |
| Autor(es): | Silva, Jenifer Rodrigues da |
| Primeiro orientador: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Segundo membro da banca: | Amaral, Karine Marins |
| Resumo: | Este trabalho propõe apresentar algumas questões a respeito da atual situação da educação brasileira. Partindo da experiência de alguns professores de história e português, aponto pontos positivos e negativos no cotidiano dos discentes em geral, vislumbrando a necessidade de reflexão sobre sua função, como também de sua inexorável importância para a educação brasileira. Proponho uma discussão do ser, do estar professor, mas também algumas observações sobre o descontentamento dos profissionais deste meio, sobre a presença dos diversos aspectos que corroboram a sua função, no cenário educacional e por último, a relação professor e aluno. Toda a pesquisa resulta de leituras e entrevistas, realizadas com professores da rede pública de Tupaciguara, de observações e debates em sala de aula, e fora dela, nas experiências práticas e teóricas relacionadas à educação. Com este estudo, demonstro o quanto à instituição escolar está intrinsecamente ligada. à sociedade brasileira, e às entidades financiadoras da educação, no sentido de atender as necessidades de mudança, diante da busca de qualidade do ensino. E ainda, penso na possibilidade de transformar a função docente, aonde o educador como ferramenta seja capaz de formar um contingente de conhecedores críticos e autônomos. O sentido da pesquisa é dedicado à necessidade de compreender a prática de ensino como ação transformadora. |
| Palavras-chave: | História Social Educação Escola |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Jenifer Rodrigues da. O que somos e o que não fomos: uma reflexão para um ensino mais humano. 2010. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18626 |
| Data de defesa: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SomosFomosReflexão.pdf | TCC | 11.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
