Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jenifer Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-05-15T19:09:22Z-
dc.date.available2017-05-15T19:09:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Jenifer Rodrigues da. O que somos e o que não fomos: uma reflexão para um ensino mais humano. 2010. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18626-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória Socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO que somos e o que não fomos: uma reflexão para um ensino mais humanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Amaral, Karine Marins-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe apresentar algumas questões a respeito da atual situação da educação brasileira. Partindo da experiência de alguns professores de história e português, aponto pontos positivos e negativos no cotidiano dos discentes em geral, vislumbrando a necessidade de reflexão sobre sua função, como também de sua inexorável importância para a educação brasileira. Proponho uma discussão do ser, do estar professor, mas também algumas observações sobre o descontentamento dos profissionais deste meio, sobre a presença dos diversos aspectos que corroboram a sua função, no cenário educacional e por último, a relação professor e aluno. Toda a pesquisa resulta de leituras e entrevistas, realizadas com professores da rede pública de Tupaciguara, de observações e debates em sala de aula, e fora dela, nas experiências práticas e teóricas relacionadas à educação. Com este estudo, demonstro o quanto à instituição escolar está intrinsecamente ligada. à sociedade brasileira, e às entidades financiadoras da educação, no sentido de atender as necessidades de mudança, diante da busca de qualidade do ensino. E ainda, penso na possibilidade de transformar a função docente, aonde o educador como ferramenta seja capaz de formar um contingente de conhecedores críticos e autônomos. O sentido da pesquisa é dedicado à necessidade de compreender a prática de ensino como ação transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SomosFomosReflexão.pdfTCC11.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.