Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009)
metadata.dc.creator: Silva, Cleonice Batista da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves Neto, Wenceslau
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Harley de
metadata.dc.description.resumo: A identidade é dinâmica sendo formada e transformada em decorrência das alterações sociais, culturais, políticas e econômica, ocorrida no decorrer do processo histórico. Nesse contexto, esse trabalho monográfico analisa o Plano de Carreira dos Profissionais em Educação Básica de Minas Gerais como uma forma de representação constituidora e (trans)formadora da identidade profissional do professor estadual. Para a realização deste trabalho foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais envolvendo as seguintes fases de análise: bibliográfica, aplicada e descritiva. Foram analisados documentos que abordavam sobre identidade, representação e também documentos que apresentavam o caminho percorrido por essa profissão perante o contexto histórico. As entrevistas foram também uma fonte de análise importante, que tiveram por intuito, melhor entender a interpretação que o professor tinha com relação ao Plano de Carreira e a influência que esse Plano exercia na (trans)formação de sua identidade. Tendo por base que todo e qualquer aspecto, quer seja ele pessoal, econômico ou social é parte integrante e constitutivo da identidade do professor estadual mineiro, posteriormente, transcrevo as considerações finais inter-relacionando as análises advinda da pesquisa bibliográfica e aplicada. Não deixando de ressaltar, portanto que nem sempre o que é representado é exatamente a realidade apropriada. Em outras palavras, o professor irá filtrar do Plano de Carreira apenas aquilo que ele considerar fundamental, que irá contribuir, complementar e enaltecer sua formação profissional, enfim sua identidade ou imagem.
Keywords: Professor
Representação
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Cleonice Batista da. As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009). 2009. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588
Issue Date: 2009
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentidadesProfessorEstadual.pdf373.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.