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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009) |
Autor(es): | Silva, Cleonice Batista da |
Primeiro orientador: | Gonçalves Neto, Wenceslau |
Primeiro membro da banca: | Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade |
Segundo membro da banca: | Araújo, Harley de |
Resumo: | A identidade é dinâmica sendo formada e transformada em decorrência das alterações sociais, culturais, políticas e econômica, ocorrida no decorrer do processo histórico. Nesse contexto, esse trabalho monográfico analisa o Plano de Carreira dos Profissionais em Educação Básica de Minas Gerais como uma forma de representação constituidora e (trans)formadora da identidade profissional do professor estadual. Para a realização deste trabalho foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais envolvendo as seguintes fases de análise: bibliográfica, aplicada e descritiva. Foram analisados documentos que abordavam sobre identidade, representação e também documentos que apresentavam o caminho percorrido por essa profissão perante o contexto histórico. As entrevistas foram também uma fonte de análise importante, que tiveram por intuito, melhor entender a interpretação que o professor tinha com relação ao Plano de Carreira e a influência que esse Plano exercia na (trans)formação de sua identidade. Tendo por base que todo e qualquer aspecto, quer seja ele pessoal, econômico ou social é parte integrante e constitutivo da identidade do professor estadual mineiro, posteriormente, transcrevo as considerações finais inter-relacionando as análises advinda da pesquisa bibliográfica e aplicada. Não deixando de ressaltar, portanto que nem sempre o que é representado é exatamente a realidade apropriada. Em outras palavras, o professor irá filtrar do Plano de Carreira apenas aquilo que ele considerar fundamental, que irá contribuir, complementar e enaltecer sua formação profissional, enfim sua identidade ou imagem. |
Palavras-chave: | Professor Representação Identidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Cleonice Batista da. As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009). 2009. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588 |
Data de defesa: | 2009 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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