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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Cleonice Batista da-
dc.date.accessioned2017-05-10T18:39:08Z-
dc.date.available2017-05-10T18:39:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Cleonice Batista da. As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009). 2009. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleAs identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade-
dc.contributor.referee2Araújo, Harley de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA identidade é dinâmica sendo formada e transformada em decorrência das alterações sociais, culturais, políticas e econômica, ocorrida no decorrer do processo histórico. Nesse contexto, esse trabalho monográfico analisa o Plano de Carreira dos Profissionais em Educação Básica de Minas Gerais como uma forma de representação constituidora e (trans)formadora da identidade profissional do professor estadual. Para a realização deste trabalho foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais envolvendo as seguintes fases de análise: bibliográfica, aplicada e descritiva. Foram analisados documentos que abordavam sobre identidade, representação e também documentos que apresentavam o caminho percorrido por essa profissão perante o contexto histórico. As entrevistas foram também uma fonte de análise importante, que tiveram por intuito, melhor entender a interpretação que o professor tinha com relação ao Plano de Carreira e a influência que esse Plano exercia na (trans)formação de sua identidade. Tendo por base que todo e qualquer aspecto, quer seja ele pessoal, econômico ou social é parte integrante e constitutivo da identidade do professor estadual mineiro, posteriormente, transcrevo as considerações finais inter-relacionando as análises advinda da pesquisa bibliográfica e aplicada. Não deixando de ressaltar, portanto que nem sempre o que é representado é exatamente a realidade apropriada. Em outras palavras, o professor irá filtrar do Plano de Carreira apenas aquilo que ele considerar fundamental, que irá contribuir, complementar e enaltecer sua formação profissional, enfim sua identidade ou imagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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