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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Silva, Cleonice Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T18:39:08Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T18:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleonice Batista da. As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009). 2009. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18588 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | As identidades do(a) professor(a) estadual: representações e apropriações no contexto do plano de carreira em Minas Gerais (2004-2009) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Harley de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A identidade é dinâmica sendo formada e transformada em decorrência das alterações sociais, culturais, políticas e econômica, ocorrida no decorrer do processo histórico. Nesse contexto, esse trabalho monográfico analisa o Plano de Carreira dos Profissionais em Educação Básica de Minas Gerais como uma forma de representação constituidora e (trans)formadora da identidade profissional do professor estadual. Para a realização deste trabalho foram utilizadas fontes oficiais e não oficiais envolvendo as seguintes fases de análise: bibliográfica, aplicada e descritiva. Foram analisados documentos que abordavam sobre identidade, representação e também documentos que apresentavam o caminho percorrido por essa profissão perante o contexto histórico. As entrevistas foram também uma fonte de análise importante, que tiveram por intuito, melhor entender a interpretação que o professor tinha com relação ao Plano de Carreira e a influência que esse Plano exercia na (trans)formação de sua identidade. Tendo por base que todo e qualquer aspecto, quer seja ele pessoal, econômico ou social é parte integrante e constitutivo da identidade do professor estadual mineiro, posteriormente, transcrevo as considerações finais inter-relacionando as análises advinda da pesquisa bibliográfica e aplicada. Não deixando de ressaltar, portanto que nem sempre o que é representado é exatamente a realidade apropriada. Em outras palavras, o professor irá filtrar do Plano de Carreira apenas aquilo que ele considerar fundamental, que irá contribuir, complementar e enaltecer sua formação profissional, enfim sua identidade ou imagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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IdentidadesProfessorEstadual.pdf | 373.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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