Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior |
| Autor: | Fagundes, Daniela Alcântara |
| Primer orientador: | Freitas, Sheille Soares de |
| Primer miembro de la banca: | Rodrigues, Rejane dos Reis |
| Segundo miembro de la banca: | Rosa, Ivani |
| Resumen: | Ao discutirmos as experiências vivenciadas pelos alunos portadores de necessidades especiais nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, analisamos primeiramente as experiências por eles vividas em suas famílias, trabalhos e suas ligações com centros de apoio ao portador de necessidades especiais. Após elaborarmos essa discussão, foi possível efetuar análise acerca da compreensão e discussão das experiências vividas nos centros de ensino superior e se os mesmos possuem acessibilidade física e intelectual. Foi possível concluirmos que apesar de existirem leis que regulamentem a acessibilidade através de independência, segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais, ainda existem várias dificuldades encontradas por eles tanto nos centros de ensino superior, quanto nos ambientes da cidade. Analisamos também que tanto a acessibilidade física quanto a intelectual, são forjadas dos portadores de necessidades especiais, devido a falta de preparo do corpo docente, através de metodologia e materiais didáticos adaptados as necessidades destes alunos. Porém, o preconceito não mostra-se apenas através do Poder Público e dos centros de ensino superior, através da falta de acessibilidade, mas também estão presentes em outros discentes que frequentaram as aulas juntamente com os alunos portadores de necessidades especiais e também pelos familiares. Mas, todas as dificuldades e barreiras, mostram-se como uma vitória alcançada pelos alunos do ensino superior portadores de necessidades especiais, pois como suas realizações, mencionam a conclusão em graduação. |
| Palabras clave: | Acessibilidade física Social Cultural |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FAGUNDES, Daniela Alcântara. Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547 |
| Fecha de defensa: | 2005 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DiscutindoExperienciaAluno.pdf | TCC | 7.53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
