Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior |
Author: | Fagundes, Daniela Alcântara |
First Advisor: | Freitas, Sheille Soares de |
First member of the Committee: | Rodrigues, Rejane dos Reis |
Second member of the Committee: | Rosa, Ivani |
Summary: | Ao discutirmos as experiências vivenciadas pelos alunos portadores de necessidades especiais nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, analisamos primeiramente as experiências por eles vividas em suas famílias, trabalhos e suas ligações com centros de apoio ao portador de necessidades especiais. Após elaborarmos essa discussão, foi possível efetuar análise acerca da compreensão e discussão das experiências vividas nos centros de ensino superior e se os mesmos possuem acessibilidade física e intelectual. Foi possível concluirmos que apesar de existirem leis que regulamentem a acessibilidade através de independência, segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais, ainda existem várias dificuldades encontradas por eles tanto nos centros de ensino superior, quanto nos ambientes da cidade. Analisamos também que tanto a acessibilidade física quanto a intelectual, são forjadas dos portadores de necessidades especiais, devido a falta de preparo do corpo docente, através de metodologia e materiais didáticos adaptados as necessidades destes alunos. Porém, o preconceito não mostra-se apenas através do Poder Público e dos centros de ensino superior, através da falta de acessibilidade, mas também estão presentes em outros discentes que frequentaram as aulas juntamente com os alunos portadores de necessidades especiais e também pelos familiares. Mas, todas as dificuldades e barreiras, mostram-se como uma vitória alcançada pelos alunos do ensino superior portadores de necessidades especiais, pois como suas realizações, mencionam a conclusão em graduação. |
Keywords: | Acessibilidade física Social Cultural |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | FAGUNDES, Daniela Alcântara. Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547 |
Date of defense: | 2005 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiscutindoExperienciaAluno.pdf | TCC | 7.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.