Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior
metadata.dc.creator: Fagundes, Daniela Alcântara
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Sheille Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Rejane dos Reis O.
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Ivani
metadata.dc.description.resumo: Ao discutirmos as experiências vivenciadas pelos alunos portadores de necessidades especiais nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, analisamos primeiramente as experiências por eles vividas em suas famílias, trabalhos e suas ligações com centros de apoio ao portador de necessidades especiais. Após elaborarmos essa discussão, foi possível efetuar análise acerca da compreensão e discussão das experiências vividas nos centros de ensino superior e se os mesmos possuem acessibilidade física e intelectual. Foi possível concluirmos que apesar de existirem leis que regulamentem a acessibilidade através de independência, segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais, ainda existem várias dificuldades encontradas por eles tanto nos centros de ensino superior, quanto nos ambientes da cidade. Analisamos também que tanto a acessibilidade física quanto a intelectual, são forjadas dos portadores de necessidades especiais, devido a falta de preparo do corpo docente, através de metodologia e materiais didáticos adaptados as necessidades destes alunos. Porém, o preconceito não mostra-se apenas através do Poder Público e dos centros de ensino superior, através da falta de acessibilidade, mas também estão presentes em outros discentes que frequentaram as aulas juntamente com os alunos portadores de necessidades especiais e também pelos familiares. Mas, todas as dificuldades e barreiras, mostram-se como uma vitória alcançada pelos alunos do ensino superior portadores de necessidades especiais, pois como suas realizações, mencionam a conclusão em graduação.
Keywords: Acessibilidade física
Social
Cultural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: FAGUNDES, Daniela Alcântara. Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscutindoExperienciaAluno.pdfTCC7.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.