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dc.creatorFagundes, Daniela Alcântara-
dc.date.accessioned2017-05-10T14:16:22Z-
dc.date.available2017-05-10T14:16:22Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Daniela Alcântara. Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade físicapt_BR
dc.subjectSocialpt_BR
dc.subjectCulturalpt_BR
dc.titleDiscutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Sheille Soares de-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Rejane dos Reis-
dc.contributor.referee2Rosa, Ivani-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo discutirmos as experiências vivenciadas pelos alunos portadores de necessidades especiais nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, analisamos primeiramente as experiências por eles vividas em suas famílias, trabalhos e suas ligações com centros de apoio ao portador de necessidades especiais. Após elaborarmos essa discussão, foi possível efetuar análise acerca da compreensão e discussão das experiências vividas nos centros de ensino superior e se os mesmos possuem acessibilidade física e intelectual. Foi possível concluirmos que apesar de existirem leis que regulamentem a acessibilidade através de independência, segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais, ainda existem várias dificuldades encontradas por eles tanto nos centros de ensino superior, quanto nos ambientes da cidade. Analisamos também que tanto a acessibilidade física quanto a intelectual, são forjadas dos portadores de necessidades especiais, devido a falta de preparo do corpo docente, através de metodologia e materiais didáticos adaptados as necessidades destes alunos. Porém, o preconceito não mostra-se apenas através do Poder Público e dos centros de ensino superior, através da falta de acessibilidade, mas também estão presentes em outros discentes que frequentaram as aulas juntamente com os alunos portadores de necessidades especiais e também pelos familiares. Mas, todas as dificuldades e barreiras, mostram-se como uma vitória alcançada pelos alunos do ensino superior portadores de necessidades especiais, pois como suas realizações, mencionam a conclusão em graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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