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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Fagundes, Daniela Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T14:16:22Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T14:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, Daniela Alcântara. Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18547 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade física | pt_BR |
dc.subject | Social | pt_BR |
dc.subject | Cultural | pt_BR |
dc.title | Discutindo a experiência do aluno portador de necessidades especiais no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Sheille Soares de | - |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Rejane dos Reis | - |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Ivani | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao discutirmos as experiências vivenciadas pelos alunos portadores de necessidades especiais nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, analisamos primeiramente as experiências por eles vividas em suas famílias, trabalhos e suas ligações com centros de apoio ao portador de necessidades especiais. Após elaborarmos essa discussão, foi possível efetuar análise acerca da compreensão e discussão das experiências vividas nos centros de ensino superior e se os mesmos possuem acessibilidade física e intelectual. Foi possível concluirmos que apesar de existirem leis que regulamentem a acessibilidade através de independência, segurança e conforto aos portadores de necessidades especiais, ainda existem várias dificuldades encontradas por eles tanto nos centros de ensino superior, quanto nos ambientes da cidade. Analisamos também que tanto a acessibilidade física quanto a intelectual, são forjadas dos portadores de necessidades especiais, devido a falta de preparo do corpo docente, através de metodologia e materiais didáticos adaptados as necessidades destes alunos. Porém, o preconceito não mostra-se apenas através do Poder Público e dos centros de ensino superior, através da falta de acessibilidade, mas também estão presentes em outros discentes que frequentaram as aulas juntamente com os alunos portadores de necessidades especiais e também pelos familiares. Mas, todas as dificuldades e barreiras, mostram-se como uma vitória alcançada pelos alunos do ensino superior portadores de necessidades especiais, pois como suas realizações, mencionam a conclusão em graduação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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File | Description | Size | Format | |
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