Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio |
Author: | Silva, Roberto Abreu |
First Advisor: | Almeida, Maria de Fátima Ramos de |
First member of the Committee: | Silva, Maria Vieira |
Second member of the Committee: | Carmo, Luiz Carlos do |
Summary: | O povo africano que foi escravizado e trazido para o Brasil, deixou do outro lado do Atlântico, na África, a sua identidade. Parte da sua cultura, porém, foi associada à cultura dos povos nativos e dos brancos portugueses que dominavam o território brasileiro. Ocorreu, então, um processo de miscigenação bastante doloroso para os negros e aos povos indígenas, que foram discriminados e marginalizados da vida social. Ao analisar o material didático de História do ensino médio – seja o texto, as representações iconográficas ou o discurso do professor – verifica-se esse longo processo de discriminação e marginalização, justificado por elaborações intelectuais de caráter pseudo-científicas e que tiveram forte influência sobre a formação da identidade nacional. |
Keywords: | Diversidade cultural Preconceito étnico Educação Formal |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Roberto Abreu. O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio. 2005. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515 |
Date of defense: | 2005 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PreconceitoÉtnicoEducação.pdf | TCC | 3.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.