Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio
Autor: Silva, Roberto Abreu
Primer orientador: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Primer miembro de la banca: Silva, Maria Vieira
Segundo miembro de la banca: Carmo, Luiz Carlos do
Resumen: O povo africano que foi escravizado e trazido para o Brasil, deixou do outro lado do Atlântico, na África, a sua identidade. Parte da sua cultura, porém, foi associada à cultura dos povos nativos e dos brancos portugueses que dominavam o território brasileiro. Ocorreu, então, um processo de miscigenação bastante doloroso para os negros e aos povos indígenas, que foram discriminados e marginalizados da vida social. Ao analisar o material didático de História do ensino médio – seja o texto, as representações iconográficas ou o discurso do professor – verifica-se esse longo processo de discriminação e marginalização, justificado por elaborações intelectuais de caráter pseudo-científicas e que tiveram forte influência sobre a formação da identidade nacional.
Palabras clave: Diversidade cultural
Preconceito étnico
Educação Formal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Roberto Abreu. O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio. 2005. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515
Fecha de defensa: 2005
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PreconceitoÉtnicoEducação.pdfTCC3.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.