Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio
Author: Silva, Roberto Abreu
First Advisor: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
First member of the Committee: Silva, Maria Vieira
Second member of the Committee: Carmo, Luiz Carlos do
Summary: O povo africano que foi escravizado e trazido para o Brasil, deixou do outro lado do Atlântico, na África, a sua identidade. Parte da sua cultura, porém, foi associada à cultura dos povos nativos e dos brancos portugueses que dominavam o território brasileiro. Ocorreu, então, um processo de miscigenação bastante doloroso para os negros e aos povos indígenas, que foram discriminados e marginalizados da vida social. Ao analisar o material didático de História do ensino médio – seja o texto, as representações iconográficas ou o discurso do professor – verifica-se esse longo processo de discriminação e marginalização, justificado por elaborações intelectuais de caráter pseudo-científicas e que tiveram forte influência sobre a formação da identidade nacional.
Keywords: Diversidade cultural
Preconceito étnico
Educação Formal
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Roberto Abreu. O preconceito étnico na educação: análise do material didático de história do ensino médio. 2005. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18515
Date of defense: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PreconceitoÉtnicoEducação.pdfTCC3.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.