Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18464
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Culinária mineira: discursos, práticas e re-significações no restaurante Fogão de Minas
metadata.dc.creator: Paula, Aline Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Avelar, Alexandre de Sá
metadata.dc.contributor.referee1: Noronha, Gilberto Cézar de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rodrigo Félix da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pretende abordar questões relacionadas à Cultura na culinária mineira e seus desdobramentos na atualidade, com base em discussões historiográficas, e transformações houve a decisão de levantar como problemática de pesquisa, se no Restaurante Fogão de Minas existem resistências, ou integrações, no sentido de forças que se opõem ou que convivem com o moderno, ou de que forma se relaciona com as invenções do mundo globalizado, no modo como se coloca no mercado. Estas questões serão avaliadas com base nos discursos de preservação cultural na mídia, e o que é feito pelo Restaurante para sustentar esta intenção. A relação entre Identidade e pós modernidade também será considerada, uma vez que o Restaurante em questão procura difundir a culinária mineira, um dos símbolos da identidade do estado. Serão analisados os discursos em tomo do Restaurante e como ele busca se colocar no mercado, a partir das fontes, como entrevistas e reportagens sobre o Restaurante Fogão de Minas, no jornal "O Correio", a revista "Negócio Minas" e "Correio Viver Bem", e o site deste estabelecimento. O proprietário senhor José Sobreira, também foi entrevistado.
Notes: Palavras-chave criadas pelo discente colaborador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Culinária Mineira
Discursos
Práticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: PAULA, Aline Silva de. Culinária mineira: discursos, práticas e re-significações no restaurante Fogão de Minas. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18464
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CulináriaMineiraDiscursos.pdfTCC14.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.