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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A função das merendeiras nas escolas municipais de Uberlândia, Minas Gerais: disciplinarização do trabalho e reconhecimento social
Autor(es): Mariana, Eleuza Menezes
Primeiro orientador: Ferreira, Jorgetânia da Silva
Primeiro membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo membro da banca: Jesus, Wilma Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as representações construídas sobre as merendeiras, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciem um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir o reconhecimento social desses sujeitos no espaço escolar e na administração municipal de Uberlândia, Minas Gerais. Também procura evidenciar a importância do papel e da atividade desempenhadas por elas na sociedade. Objetiva ainda, analisar as representações desta profissão por parte da instituição empregadora, das próprias trabalhadoras e da sociedade nas duas últimas décadas, ou seja, a partir do primeiro concurso, 1991, quando a profissão foi institucionalizada. Analisa-se o processo de trabalho dessas trabalhadoras, no período histórico de 1991 a 2012, com destaque para a mudança, o enquadramento da denominação de Merendeira para Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) a partir da lei complementar 101/95, suas consequências e justificativas.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo discente colaborador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palavras-chave: Merendeiras
Escola
Reconhecimento social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARIANA, Eleuza Menezes. A função das merendeiras nas escolas municipais de Uberlândia, Minas Gerais: disciplinarização do trabalho e reconhecimento social. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18454
Data de defesa: 2013
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