Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18454
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A função das merendeiras nas escolas municipais de Uberlândia, Minas Gerais: disciplinarização do trabalho e reconhecimento social
metadata.dc.creator: Mariana, Eleuza Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Jorgetânia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Wilma Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca analisar as representações construídas sobre as merendeiras, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciem um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir o reconhecimento social desses sujeitos no espaço escolar e na administração municipal de Uberlândia, Minas Gerais. Também procura evidenciar a importância do papel e da atividade desempenhadas por elas na sociedade. Objetiva ainda, analisar as representações desta profissão por parte da instituição empregadora, das próprias trabalhadoras e da sociedade nas duas últimas décadas, ou seja, a partir do primeiro concurso, 1991, quando a profissão foi institucionalizada. Analisa-se o processo de trabalho dessas trabalhadoras, no período histórico de 1991 a 2012, com destaque para a mudança, o enquadramento da denominação de Merendeira para Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) a partir da lei complementar 101/95, suas consequências e justificativas.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo discente colaborador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Merendeiras
Escola
Reconhecimento social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MARIANA, Eleuza Menezes. A função das merendeiras nas escolas municipais de Uberlândia, Minas Gerais: disciplinarização do trabalho e reconhecimento social. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18454
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FunçãoMerendeirasEscola.pdfTCC480.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.